Curso de Psicologia da Unisanta realiza III Jornada de Psicologia

1804

O curso de Psicologia da Universidade Santa Cecília – Unisanta realizou a III Jornada de Psicologia da Unisanta, de 2 a 6 de setembro, com o tema “Escuta e reflexão: construindo pontes na Psicologia contemporânea”. A atividade ocorreu no Auditório do Bloco E – 4º andar da instituição e foi aberta ao público.

Durante o evento, os estudantes puderam assistir a palestras sobre variados temas, como saúde mental, neurodiversidade, a integração de Psicologia Clínica e Políticas Públicas, entre outros. No último dia, os alunos do 8º e 10º semestres fizeram uma exposição de banners para apresentarem os estágios que realizam, mostrando a variedade de áreas de trabalho da profissão.

Confira a programação completa:

  • Dia 2/9 (segunda – feira)

Horário: 8h30
Além do ABA: intervenções e inclusão de pessoas na clínica da neurodiversidade
Palestrantes: Bruna Rinaldi, Ângela Bucciano do Rosário e Maria Luiza Alves da Silva
Mediadora: Carla Borges

Horário: 19h
Cerimônia de Abertura
Alta Direção e Reitoria da Unisanta
Coordenadora do curso de Psicologia – Profa. Gisela Monteiro
Representante do CRP – Subsede Baixada Santista – José Ricardo Portela
Presidente do Diretório Acadêmico Nise da Silveira – João Pedro R. M. M. Monteiro

Horário: 19h30
Entre a clínica e a literatura: a escrita como espaço de reflexão. (Lançamento de livro com noite de autógrafos)
Palestrante: Natalia Timerman
Mediadoras: Patrícia Carvalho e Gisela Monteiro.

  • Dia 3/9 (terça – feira)

Horário: 8h30
Saúde mental na proteção integral a crianças e adolescentes: enfrentando os desafios da violência doméstica, psicológica, sexual e racial
Palestrantes: Priscila Ribeiro, Livia Rother Ruiz e Tahamy Louise Pereira
Mediadora: Jéssica Gottschalk

Horário: 19h30
Desafios na escuta de mulheres vítimas de violência: integrando Psicologia Clínica e Políticas Públicas
Palestrantes: Tereza Lorençato, Beatriz Brambilla e Adriana Silva Bispo
Mediadora: Denise Marques Alexandre

  • Dia 4/9 (quarta-feira)

Horário: 8h30
Formação: prontuários e documentos psicológicos
Palestrante: Conselheiro CRP – Subsede Baixada Santista
Mediadora: Taís Viana

Horário: 19h30
Psicologia Jurídica: campo e presença em diferentes contextos
Palestrantes: Luana Bezerra Gargiulo Soares e Leandro Augusto Ferreira
Mediadora: Laís Barreto

  • Dia 5/9 (quinta-feira)

Horário: 8h30
Menos tela, mais vida: relato de experiência para redução do uso de telas por crianças e adolescentes na UME João Ramalho
Palestrantes: Paula Lopes de Oliveira Xavier, Ana Carolina Bertoni da Graça e Fabio Gonçalves Ferreira
Mediadora: Gisela V. Monteiro

Horário: 19h30
Clínica das Psicoses: desafios para o manejo e o cuidado em liberdade
Palestrantes: Valéria Freitas, Regina Celi Dias da Cunha e Sandra Chioro dos Reis
Mediadora: Patrícia Carvalho

  • Dia 6/9 (sexta-feira)

Horários: 8h30 e 19h30
Mostra de Estágios de alunos do 8º e 10º semestres

Minicurrículo dos participantes:

– Bruna Rinaldi: Psicóloga, especializando-se em Psicologia Fenomenológica e Hermenêutica. Possui formação em Diversidades do Acompanhamento Terapêutico pela Humanidade e em Artes Plásticas. Atua no atendimento on-line e presencial com crianças, adolescentes e adultos.

– Ângela Bucciano do Rosário: Graduada em Psicologia, mestre e doutora em Psicologia. Pós-doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra / Portugal (CES-UC). Especialista em Plantão Psicológico e Rede de Apoio em Saúde Mental, com experiência na área clínica e na docência.

– Maria Luiza Alves da Silva: Graduada em Psicologia. Pós-graduanda em Cidadania e Direitos Humanos e Pessoa com Deficiência: estudos e demandas psicossociais. Atua como psicóloga no Centro de Apoio Técnico à Pessoa com Deficiência – CAT na 7ª Delegacia de Santos.

– Natalia Timerman: Psiquiatra, mestre em Psicologia e doutoranda em Literatura. Autora de Desterros: histórias de um hospital-prisão (Elefante, 2017), coletânea de contos Rachaduras (Quelônio, 2019) – finalista do Prêmio Jabuti, Copo Vazio (Todavia, 2021) e As Pequenas Chances (Todavia, 2023).

– Priscila Ribeiro: Graduada em Serviço Social. Desde 2020, atua no Conselho Tutelar de Santos.

– Livia Rother Ruiz: Graduada em Psicologia em 2004, atuou na Secretaria Estadual de Assistência Social por 5 anos e na Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Santos10 anos. Atualmente está na Secretaria de Saúde, na chefia do Paivas (Programa de Atendimento Integral as Vítimas de Violência Sexual).

– Tahamy Louise Pereira: Graduada em Psicologia e especialista em Rede de Atenção Psicossocial, é mestra em Psicologia Clínica. Atuou em CAPS adulto e infantojuvenil no município de Santos entre 2017 e 2021. Atualmente exercita a escuta psicanalítica, como membro da ClinicAberta de Psicanálise de Santos.

– Maria Tereza Perez Lorençato: Graduada e mestre em Psicologia. Psicóloga na Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Santos. Experiência de 21 anos no serviço público, no atendimento às populações vulneráveis, na gestão e coordenação de redes e equipamentos. Psicanalista, supervisora clínica e institucional, docente e supervisora universitária.

– Beatriz Brambilla: Graduada e mestre em Psicologia. Doutora em Psicologia Social, docente de graduação e pós-graduação em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas. Professora colaboradora no Curso Nacional de Atendimento à Mulher em Situação de Violência no âmbito do Sistema Único de Segurança Pública.

– Adriana Silva Bispo: Graduada em Psicologia. É integrante do Coletivo Antirracista Ujima e participa da subcomissão territorial de relações étnico-raciais da subsede de Santos do CRP-SP. Concluiu o curso de Letramento Racial, oferecido pelo Ministério Público da União.

– Luana Bezerra Gargiulo Soares: Graduada em Psicologia, com experiência no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico Prof. André Teixeira de Lima, em Franco da Rocha, SP. Desde 2022, atua como coordenadora de Saúde Mental em Guarujá e presidente do Comitê Gestor da Primeiríssima Infância. Foi gerente do CAPS AD e do Consultório na Rua, em Guarujá.

– Leandro Augusto Ferreira: Psicólogo, pós-graduado em Psicologia Jurídica e Forense. É doutorando em Educação e mestre em Ensino em Ciências da Saúde. Trabalha como psicólogo judiciário do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo desde 2007 e docência no curso de Psicologia da Universidade Santa Cecília.

– Paula Lopes de Oliveira Xavier: Graduada em Pedagogia, pós-graduada em Neuroaprendizagem e Transtornos de Aprendizagem, diretora da UME João Ramalho, em Cubatão.

– Ana Carolina Bertoni da Graça: Graduada em Psicologia e Pedagogia, com pós-graduação em Psicopedagogia. É assistente de Direção da UME João Ramalho, em Cubatão.

– Fabio Gonçalves Ferreira: Graduado em Letras, mestre em História e Cultura Afro-Brasileira. É professor de Língua Portuguesa e Língua Inglesa da UME João Ramalho, em Cubatão, e autor de livros infantis.

– Valéria Freitas: Graduada em Psicologia, mestre em Ciências da Saúde. É psicóloga no SUS – CAPS, com experiência em coordenação de unidade de saúde mental. Preceptora em residência multiprofissional e professora e supervisora na Unisanta.

– Regina Celi Dias da Cunha: Graduada em Medicina (1995). É especialista em Saúde da Família pelo Hospital Italiano de Buenos Aires e Psiquiatria, com título concedido pela Associação Brasileira de Psiquiatria. Psiquiatra na Prefeitura de Santos, e na zona leste de São Paulo como psiquiatra de polo de saúde mental.

– Sandra Lia Chioro dos Reis: Graduada em Medicina. Especialista em Psiquiatra e mestre em Saúde Coletiva. Atualmente trabalha no CAPS Infantil, com experiência anterior em CAPS Adulto. Sua trajetória inclui a diretoria do CAPS Orquidário e a coordenação de Saúde Mental em Diadema e Cubatão, foi diretora clínica durante a intervenção do Hospital Anchieta.

Setembro Amarelo: Psicologia promove atendimento e conversa para alunos e colaboradores da Unisanta