Pós-graduando em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Unisanta administra a Quality Consulta

7

Nilton da Piedade Barreiro, graduado no curso de Engenharia Mecânica e pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Santa Cecília – Unisanta, administra a Quality Consulta, empresa que atua na área de Segurança e Saúde do Trabalho.

Em sua trajetória, o profissional também exerceu a função de cipista na Companhia Docas; atuou como supervisor de segurança na Ultrafértil e como técnico, engenheiro e coordenador de segurança na empresa Carbocloro.

 

Universidade Santa Cecília

Sobre a experiência de realizar a pós-graduação na Unisanta, ele ressalta que o curso era um desejo de longa data. “Segurança do trabalho era meu sonho e a Universidade Santa Cecília era a minha casa. Quando me formei em Engenharia de Segurança, passei até a dar aula no curso”.

Entretanto, o engenheiro destaca que sua história com o Complexo Santa Cecília se iniciou muito antes de realizar a pós-graduação.

“Tenho contato com o Santa Cecília desde o tempo que ainda era o prédio do Colégio Monte Serrat, fiz a antiga ‘admissão’, depois voltei e fiz licenciatura plena em Química, depois o curso de Engenharia Mecânica e a pós em Engenharia de Segurança do Trabalho. Fui parceiro do Eng. Élio, coordenador do curso, em todas estas etapas”.

Engenharia de Segurança do Trabalho da Unisanta

Antes de realizar a especialização, o profissional já trabalhava na área desde 1974. Ele ressalta que, durante a pós-graduação, os docentes da Unisanta tiveram muita dedicação com ele, que já possuía certa experiência em Engenharia de Segurança do Trabalho.

“Todos foram importantes por um simples motivo: conviveram com um aluno que na época já atuava há uns 15 anos na área, em empresas de referência. Todos merecem um prêmio pela paciência que tiveram comigo”.

O engenheiro destaca que o que mais aprendeu durante seus estudos de especialização está relacionado, principalmente, ao raciocínio lógico. “A capacidade de buscar a causa raiz e decidir solidamente que caminho trilhar. O curso é fantástico para quem pretende aprender”.

Para Nilton, os profissionais que buscam a área devem não apenas desejar a habilitação, mas também “possuir a inteiração com o objeto da segurança do trabalho, usando a engenharia de administração de risco para impedir que trabalhadores percam a saúde ou pior, percam a vida. Essa é a beleza do curso”.