O engenheiro Nizio José Cabral, formado no curso de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Santa Cecília – Unisanta em 1980, possui mais de 40 anos de atividade contínua na área. Atualmente realiza trabalhos pedagógicos, como professor e coordenador, além de atividades de assessoria e consultoria em Engenharia de Segurança do Trabalho.
Desde a criação do curso da Unisanta, que está comemorando 50 anos, Nizio foi o único aluno a se tornar presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (Crea-SP) e coordenador da comissão especial de Engenharia de Segurança do Trabalho do Conselho, que hoje é a primeira câmara especializada do Brasil na área.
Também recebeu as titulações de professor Honoris Causa pela Associação Nacional dos Docentes em Engenharia de Segurança do Trabalho (Andest) do Brasil e de Comendador de Engenharia de Segurança do Trabalho pela Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest) / Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção ao Trabalho (Animaseg).
Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho da Unisanta
O curso de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho da Unisanta tem como propósito formar engenheiros com competências técnicas, éticas e legais. Ele prepara o profissional para atuar na prevenção de acidentes, promoção da saúde ocupacional e gestão de riscos em ambientes laborais, além de abordar aspectos de segurança industrial, ergonomia, higiene ocupacional, legislação trabalhista e gestão de sistemas de prevenção.
“Fiquei realizado com a praticidade e experiências adquiridas durante o curso, as quais nos induziam para o desenvolvimento de um grande trabalho de engenharia para desbravar e implantar a consciência de segurança do trabalho nas empresas e trabalhadores em geral”.
Durante a especialização, o profissional já obtinha uma série de experiências em práticas de campo por exercer a função de técnico de segurança do trabalho. Com isso, pôde conciliar os conhecimentos acadêmicos que recebia no curso da Unisanta para fundamentar ainda mais as práticas do seu dia a dia como profissional, o que o auxiliou a ter sucesso em sua carreira.
“A pós-graduação sempre me ajudou no sentido de crescimento profissional e também acadêmico. Atualmente procuro transmitir a importância de uma especialização séria e comprometida com a vivencia do dia a dia da profissão, demonstrando que a engenharia de segurança é uma especialização que deve ser voltada ao ser humano”, destacou o engenheiro.
Para finalizar, após mais de 40 anos de experiências em Engenharia de Segurança do Trabalho, Nizio ressalta aos futuros profissionais da área a importância de exercer a profissão com dedicação. “Aqueles que pensam em fazer esta pós-graduação devem ser imbuídos do firme propósito de dedicar-se a uma causa das mais nobres no campo laboral que é a humanização do trabalho através de ações de segurança e saúde do trabalhador”.