O curso de Nutrição da Universidade Santa Cecília – Unisanta recebeu, para uma atividade especial, o vice-campeão do Programa “MasterChef Profissionais 5” (2023), Franklin Bin. O convidado ensinou algumas técnicas durante a disciplina de Gastronomia Aplicada à Nutrição Clínica, ministrada pela Prof.ª Luciana Marchetti.

Na ocasião, o chef de cozinha demonstrou aos alunos do 4º ano do curso como é possível criar belas apresentações a partir de preparações simples, provando que a forma como os pratos são apresentados transforma a experiência alimentar.

A professora Luciana contou como surgiu a ideia de chamar Franklin para essa atividade. “Nessa disciplina os alunos precisam adaptar algumas preparações para a clínica e um dos desafios é justamente apresentar os pratos de uma forma que chame a atenção dos pacientes, despertando o interesse e o apetite. O Franklin sempre se destacou por apresentar bem os pratos, então eu o convidei para dar essa aula”.

Ainda enfatizou a importância dos ensinamentos do cozinheiro para os estudantes. “Ele consegue trazer um outro olhar, além de apenas focar nos ingredientes. Também mostra uma visão de alguém que tem uma vivência maior na área de alimentação e em restaurantes”.

Franklin explicou que, quando estudava gastronomia, sempre se destacou por apresentar os pratos de uma maneira mais criativa. “Esse foi um diferencial para mim no MasterChef, foi um dos elogios do chefe Jacquin (jurado do programa), que a estética da minha comida é muito legal. ”

“Eu aconselhei os alunos em relação ao que entra primeiro na panela, como extrair mais sabor e dar uma textura melhor aos alimentos. Essa experiência está sendo bem legal. Os alunos estão bem interessados em aprender a apresentar comida e nas dicas de como cozinhar”, finalizou.

Para a aluna Gabriela Cordeiro, a experiência com um profissional renomado na área de gastronomia foi muito enriquecedora. “É sempre um prazer estar com alguém mais experiente e ele ensinou técnicas que na cozinha faz total diferença nas preparações. Estamos preparando um sagu de maracujá e ele deu a dica de usarmos a casca da fruta para fazer como uma cestinha. É uma dica que vale ouro”.