Projeto Rondon: Unisanta abre inscrições para a Operação Amazonas até 3/04

123

A Universidade Santa Cecília – Unisanta está com inscrições abertas até o dia 3/04 para a seleção de estudantes de graduação interessados em participar do Projeto Rondon – Operação Amazonas. O grupo selecionado realizará atividades nas áreas de saúde, educação e cidadania no município de Tabatinga, de 8 a 29/07. O edital de inscrições está disponível aqui.

Coordenado pelo Ministério da Defesa, o Rondon é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.

Em 2025, a Unisanta marca 20 anos de participação no projeto. De acordo com o coordenador do Rondon na Universidade, Prof. Dr. Daniel Siquieroli Vilas Boas, estima-se que nesse período cerca de 160 alunos já atuaram no projeto e foram responsáveis por mais de 40.000 atendimentos à comunidade.

Operação Amazonas – No total, serão ofertadas 12 vagas para os alunos de graduação, divididas em dois grupos: 8 titulares e 4 suplentes. Os candidatos deverão estar regularmente matriculados na segunda metade do curso, ter um bom desempenho acadêmico e “espírito aventureiro”. A Operação Amazonas contará com a supervisão do coordenador do Rondon na Unisanta e da coordenadora adjunta da Operação Amazonas, Profª. Drª. Claudia de Oliveira.

A cidade de Tabatinga está localizada no extremo oeste do estado do Amazonas, na tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru. Segundo o coordenador, é uma das únicas cidades brasileiras onde se fala mais espanhol do que português no dia a dia, devido à convivência direta com os países vizinhos. “É muito comum ouvir espanhol e até dialetos indígenas nas ruas. Essa característica torna a cidade um exemplo vivo de interculturalidade, o que pode gerar tanto riquezas culturais quanto desafios de acesso a serviços públicos, principalmente na saúde e educação”, explica o docente.

Experiências anteriores – Na última operação realizada em Munhoz/MG, a equipe da Unisanta promoveu várias atividades em prol da população local, entre elas, uma Oficina de Parto para todos os profissionais de saúde do município. Coordenada pela Profª. Claudia de Oliveira, a atividade capacitou profissionais para o atendimento a gestantes, planejamento familiar e amamentação com leite materno. “Nesse município, a prefeitura distribuía leite em pó para as mães e, por isso, pouquíssimas amamentavam seus filhos de forma natural e nem sabiam os benefícios do leite materno”, afirma Villas Boas.

Na mesma operação, foi realizado um treinamento para os professores da rede municipal em novas metodologias de ensino, o que deve contribuir, para a melhoras dos índices de educação básica nos próximos anos.

Para o coordenador, o Projeto Rondon transforma profundamente seus participantes, tanto em nível pessoal quanto profissional, através da imersão em realidades sociais diversas do Brasil, especialmente em áreas mais afastadas e com menor acesso a políticas públicas.

“Os rondonistas saem do seu lugar de conforto e se deparam com comunidades que vivem em contextos socioeconômicos, culturais e ambientais muito diferentes dos seus. Isso desenvolve empatia genuína, compreensão das desigualdades sociais e senso de responsabilidade cidadã. Estando no campo, em alguns momentos é preciso lidar com imprevistos, tomar decisões coletivas e encontrar soluções criativas em grupo. Isso fortalece as habilidades de liderança colaborativa, comunicação interpessoal e capacidade de escuta ativa”, destaca.

Confira as fotos do Projeto Rondon – Operação Sul de Minas II