NPH-Unisanta: Previsão de ondas moderadas e maré acima do normal atingirem a região hoje e sexta-feira (12/10)

101

Com a chegada de uma nova frente fria na região, na manhã de hoje os sensores da Praticagem de São Paulo registraram ondas de 1,5m. A previsão de acordo com os modelos numéricos do NPH-Unisanta é que o mar continue agitado hoje (11/10) e amanhã (12/10), com ondas de 2,0m. Para o sábado a previsão é que essa agitação comece a diminuir no período da tarde (Figuras 1 e 2).

Com relação a maré, nos próximos dias o nível do mar estará acima das condições previstas pela tábua de marés, a previsão é que alcance 1,7m na Ponta Praia e 1,8m no interior do estuário. Esses picos ocorrerão na tarde de hoje, por volta de 16h, e madrugada de amanhã, por volta de 4h (Figuras 3 e 4).

De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, o estado é de atenção devido à previsão de ondas acima de 2,0 metros e altura da maré de 1,8 metros no interior do estuário.

Devido à intensidade e direção preferencial das ondas não são esperados fortes impactos oriundos da agitação marítima nas estruturas urbanas na Ponta da Praia. Entretanto, devido ao nível do mar acima do normal, podem ocorrer alagamentos pontuais ocasionados pela maré e associados à precipitação. Cabe também ressaltar que os impactos podem se intensificar com a ocorrência de ventos locais intensos.

Ressalta-se que estas informações são baseadas em previsões de modelos numéricos, podendo sofrer alterações ao longo do tempo. Os pesquisadores do NPH-Unisanta e a Defesa Civil de Santos recomendam o acompanhamento das previsões oceanográficas e meteorológicas e das condições do mar nos próximos dias.

Boletim emitido às 12h00 de quinta-feira (11/10/2018). Ressalta-se que este é apenas um boletim informativo, a utilização da informação nele contida é de inteira responsabilidade do usuário. Informações oficiais sobre as condições de mar são emitidas pela Marinha do Brasil.

Figura 1. Resultado do modelo de ondas para sábado (12/out. 23h40). A escala de cores representa a altura significativa da onda em metros e as setas indicam a direção de propagação das ondas.
Figura 2. Previsão do modelo de ondas. A altura significativa da onda (m) para a Ilha das Palmas (SWAN v01, em azul e SWAN v02, em verde), dados medidos pelo sensor da Praticagem de São Paulo em preto. Os níveis de atenção e alerta, com base no Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, estão em amarelo e vermelho, respectivamente.
Figura 3. Previsão do modelo hidrodinâmico (linha azul), apresentando o nível do mar (maré) na estação Praticagem localizada na Ponta da Praia. Dados medidos pelo marégrafo da Praticagem de São Paulo em preto e a previsão da tábua de marés (pontos). Os níveis de atenção e alerta, com base no Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, estão em amarelo e vermelho, respectivamente.
Figura 4. Previsão do modelo hidrodinâmico (linha azul), apresentando o nível do mar (maré) na estação Ilha Barnabé localizada no interior do estuário. Dados medidos pelo marégrafo da Praticagem de São Paulo em preto e a previsão da tábua de marés (pontos). Os níveis de atenção e alerta, com base no Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, estão em amarelo e vermelho, respectivamente.