Figura 1. Resultado do modelo hidrodinâmico para quinta-feira (27/fev. 17h00). A escala de cores representa o nível do mar em metros e as setas indicam as direções das correntes.

Devido ao avanço de uma frente fria, ocasionando ventos intensos na região costeira, de acordo com os modelos numéricos do NPH-Unisanta a previsão é de nível do mar elevado a partir da madrugada desta quinta-feira (27/02).

Segundo os resultados dos nossos modelos, o nível do mar voltará a ficar elevado e estará acima da tábua de marés. Para a região da Baía de Santos a maré poderá ultrapassar 1,8m nesta quinta-feira (27/02), com pico por volta das 16h30, e ultrapassar 1,9m no interior do estuário às 17h20, representando um aumento de 50cm em relação a tábua de marés (Tabela 1, Figuras 1 a 3).

Tabela 1 – Previsão do nível do mar. Fonte: NPH-UNISANTA

DATA BAÍA DE SANTOS INTERIOR DO ESTUÁRIO
27/02/2020  ~05h 1.7 m 1.8 m
27/02/2020  ~17h 1.8 m 1.9 m

Além disso, o mar fica um pouco agitado na região da Baía de Santos, com ondas do quadrante sul que podem ultrapassar 1,5m (Figura 4) na tarde desta quarta-feira (26/02).

De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, o estado é de atenção a partir da madrugada de quinta-feira devido à previsão de nível do mar entre 1,8m e 2,0m.

Se a previsão se mantiver não são esperados impactos nas estruturas urbanas devido à intensidade e direção preferencial das ondas. Entretanto, há possibilidade de alagamentos pontuais nos períodos de maré elevada, podendo se intensificar com a ocorrência de precipitação elevada, conforme previsto pelos institutos de meteorologia.

Cabe também ressaltar que essas informações são baseadas em previsões de modelos numéricos, podendo sofrer alterações ao longo do tempo. Os pesquisadores do NPH-Unisanta e a Defesa Civil de Santos recomendam o acompanhamento das previsões oceanográficas e meteorológicas e das condições do mar nos próximos dias.

Boletim emitido às 13h de quarta-feira (26/02/2020). Este é apenas um boletim informativo, a utilização da informação nele contida é de inteira responsabilidade do usuário. Informações oficiais sobre as condições de mar são emitidas pela Marinha do Brasil.

Figura 2. Previsão do modelo hidrodinâmico (linha azul), apresentando o nível do mar (maré) na estação Praticagem localizada na Ponta da Praia. Dados medidos pelo marégrafo da Praticagem de São Paulo em preto e a previsão da tábua de marés (pontos). Os níveis de atenção e alerta, com base no Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, estão em amarelo e vermelho, respectivamente.
Figura 3. Previsão do modelo hidrodinâmico (linha azul), apresentando o nível do mar (maré) na estação Ilha Barnabé localizada no interior do estuário. Dados medidos pelo marégrafo da Praticagem de São Paulo em preto e a previsão da tábua de marés (pontos). Os níveis de atenção e alerta, com base no Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, estão em amarelo e vermelho, respectivamente.
Figura 4. Previsão do modelo de ondas. A altura significativa da onda (m) para a Ilha das Palmas (SWAN v01, em azul e SWAN v02, em verde), dados medidos pelo sensor da Praticagem de São Paulo em preto. Os níveis de atenção e alerta, com base no Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, estão em amarelo e vermelho, respectivamente.