NPH-Unisanta: Nova ressaca deve atingir a região. Previsão de ondas moderadas e maré elevada de 25 até 27/8

192
Figura 1. Resultado do modelo de ondas para sábado (26/ago. 15h00). A escala de cores representa a altura significativa da onda em metros e as setas indicam a direção de propagação das ondas.

Com a chegada de uma frente fria na região, caracterizada por ventos do quadrante sul, de acordo com os modelos numéricos do NPH-Unisanta a previsão é que o mar comece a ficar agitado desde sábado (25/08), e no domingo (26/08) as ondas podem ultrapassar 2,0 metros na região da Baía de Santos (Figuras 1 e 2).

Além disso, o nível do mar previsto estará acima da tábua de marés. Segundo os resultados dos modelos, no domingo a maré poderá ultrapassar 1,7m por volta das 15h e na madrugada de segunda-feira (27/08) por volta de 03h00 a maré poderá ultrapassar 1,8m na região da Baía de Santos. No interior do estuário a maré prevista é acima de 1,8m no domingo e acima de 2,0m na madrugada (por volta de 03h00) de segunda-feira, representando aumento de 60cm em relação à tábua de marés (Figura 3).

De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, o estado é de alerta devido à previsão de nível do mar acima de 2,0 metros.

Se a previsão se mantiver, não são esperados impactos oriundos da agitação marítima nas estruturas urbanas na Ponta da Praia devido à intensidade e direção preferencial das ondas. Entretanto, a previsão de maré elevada poderá ocasionar alagamentos nas áreas suscetíveis. Cabe ressaltar que a previsão pode se intensificar com a ocorrência de ventos locais intensos.

Ressalta-se que estas informações são baseadas em previsões de modelos numéricos, podendo sofrer alterações ao longo do tempo.

Os pesquisadores do NPH-Unisanta e a Defesa Civil de Santos recomendam o acompanhamento das previsões oceanográficas e meteorológicas e das condições do mar nos próximos dias.
Boletim emitido às 10h de sexta-feira (24/08/2018). Este é apenas um boletim informativo, a utilização da informação nele contida é de inteira responsabilidade do usuário. Informações oficiais sobre as condições de mar são emitidas pela Marinha do Brasil.

Figura 2. Previsão do modelo de ondas. A altura significativa da onda (m) para a Ilha das
Palmas (SWAN v01, em azul e SWAN v02, em verde), dados medidos pelo sensor da
Praticagem de São Paulo em preto.
Figura 3. Previsão do modelo hidrodinâmico (linha azul), apresentando o nível do mar
(maré) na estação Praticagem localizada na Ponta da Praia. Dados medidos pelo marégrafo
da Praticagem de São Paulo em preto e a previsão da tábua de marés (pontos).