Alerta: Previsão de ressaca a partir de domingo (28/08), informa o NPH-Unisanta

118

Devido ao avanço de uma frente fria, ocasionando ventos intensos na região costeira, a previsão é de ressaca a partir da tarde de amanhã (28/8), segundo indicam os modelos numéricos do NPH-Unisanta.

O mar ficará bastante agitado na região da Baía de Santos, com ondas do quadrante sul-sudoeste variando de 2,0m a 3,4m de altura significativa entre segunda-feira (29/8) e terça-feira (30/8) (Figuras 1 e 2).

Com relação ao nível do mar, a maré poderá ultrapassar 1,9m na Baía de Santos e 2,1m no interior do estuário, com picos na segunda-feira, às 4 horas e 16 horas, e na terça-feira às 4 horas, representando aumento de até 70cm em relação à tábua de marés (Tabela 1, Figuras 3 e 4).

Tabela 1 – Previsão do nível do mar. Fonte: NPH-UNISANTA

De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, o estado é de Alerta devido à previsão de ondas acima de 3,0m na região da Baía de Santos.

Se a previsão se mantiver, há possibilidade de alagamentos pontuais nos períodos de maré elevada e possibilidade de impactos nas estruturas urbanas costeiras no município de Santos devido à intensidade e direção das ondas.

Cabe ressaltar que essas informações são baseadas em previsões de modelos numéricos, podendo sofrer alterações ao longo do tempo. Os pesquisadores do NPH-Unisanta recomendam o acompanhamento das previsões oceanográficas e meteorológicas e das condições do mar nos próximos dias.

Boletim emitido às 9h30, de sábado (27/08/2022), com base no sistema AquaSafe Santos. Este é apenas um boletim informativo, a utilização da informação nele contida é de inteira responsabilidade do usuário. Informações oficiais sobre as condições de mar são emitidas pela Marinha do Brasil.

Figura 1. Resultado do modelo de ondas para terça-feira (30/8), às 2 horas. A escala de cores representa a altura significativa das ondas.
Figura 2. Previsão dos modelos de ondas. Altura significativa da onda (m) para a Ilha das Palmas (SWAN v01, em azul e SWAN v02, em verde), dados medidos pelo sensor da Praticagem de São Paulo em preto. Os níveis de atenção e alerta, com base no Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, estão em amarelo e vermelho, respectivamente.
Figura 3. Previsão do modelo hidrodinâmico (linha azul), apresentando o nível do mar (maré) na estação Praticagem, localizada na Ponta da Praia. Dados medidos pelo marégrafo da Praticagem de São Paulo em preto e a previsão da tábua de marés (pontos). Os níveis de atenção e alerta, com base no Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, estão em amarelo e vermelho, respectivamente.
Figura 4. Previsão do modelo hidrodinâmico (linha azul), apresentando o nível do mar (maré) na estação Ilha Barnabé, localizada no interior do estuário. Dados medidos pelo marégrafo da Praticagem de São Paulo em preto e a previsão da tábua de marés (pontos). Os níveis de atenção e alerta, com base no Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, estão em amarelo e vermelho, respectivamente.