Devido ao avanço de uma frente fria, ocasionando ventos intensos na região costeira, a previsão é de maré elevada a partir de amanhã e mar agitado a partir de quarta-feira (18/05), segundo modelos numéricos do NPH-Unisanta.

A maré poderá ultrapassar 1,9m na Baía de Santos e 2,0m no interior do estuário por volta das 16 horas de terça-feira, representando aumentos de 60cm em relação à tábua de marés. Além disso, níveis mais altos estão previstos entre quarta (18/05) e quinta-feira (19/05) podendo atingir 2,0m na Baía de Santos e 2,10m no interior do estuário (Tabela 1, Figuras 3 e 4).

O mar também ficará agitado na região da Baía de Santos, com ondas do quadrante sul-sudoeste podendo chegar a 3,5m de altura significativa na quinta-feira (19/05; Figuras 1 e 2).

Tabela 1 – Previsão do nível do mar. Fonte: NPH-UNISANTA

De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, o estado é de Alerta devido à previsão de ondas com altura superior a 3,0m e maré superior a 2,0m na região Baía de Santos.

Se a previsão se mantiver, há possibilidade de alagamentos nos períodos de maré elevada, podendo haver impactos nas estruturas urbanas costeiras no município de Santos.

Cabe também ressaltar que essas informações são baseadas em previsões de modelos numéricos, podendo sofrer alterações ao longo do tempo. Os pesquisadores do NPH-Unisanta recomendam o acompanhamento das previsões oceanográficas e meteorológicas e das condições do mar nos próximos dias.

Boletim emitido às 14 horas de segunda-feira (16/05/2022). Este é apenas um boletim informativo, a utilização da informação nele contida é de inteira responsabilidade do usuário. Informações oficiais sobre as condições de mar são emitidas pela Marinha do Brasil.

Figura 1. Resultado do modelo de ondas para sexta-feira (20/05), às 04 horas. A escala de cores representa a altura significativa das ondas.

Figura 2. Previsão dos modelos de ondas. Altura significativa da onda (m) para a Ilha das Palmas (SWAN v01, em azul e SWAN v02, em verde), dados medidos pelo sensor da Praticagem de São Paulo em preto. Os níveis de atenção e alerta, com base no Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, estão em amarelo e vermelho, respectivamente.

Figura 3. Previsão do modelo hidrodinâmico (linha azul), apresentando o nível do mar (maré) na estação Praticagem, localizada na Ponta da Praia. Dados medidos pelo marégrafo da Praticagem de São Paulo em preto e a previsão da tábua de marés (pontos). Os níveis de atenção e alerta, com base no Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, estão em amarelo e vermelho, respectivamente.

Figura 4. Previsão do modelo hidrodinâmico (linha azul), apresentando o nível do mar (maré) na estação Ilha Barnabé, localizada no interior do estuário. Dados medidos pelo marégrafo da Praticagem de São Paulo em preto e a previsão da tábua de marés (pontos). Os níveis de atenção e alerta, com base no Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, estão em amarelo e vermelho, respectivamente.