Em uma virada histórica, a Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, conquistou na manhã deste domingo (30), o seu segundo título brasileiro juvenil de verão, em disputa no Troféu Carlos Campos Sobrinho, na cidade de Vitória, no Espírito Santo. A equipe santista, sob o comando do técnico Fábio Massaini, o Binho, somou 340 pontos, 4,50 a mais que o favorito e até então detentor do título nacional, o Minas Tênis Clube, que liderava a disputa desde a primeira etapa, na sexta-feira (28).
Com a conquista, a UNISANTA chega ao seu terceiro título juvenil na temporada, depois de ter conquistado o bicampeonato paulista de inverno e o tricampeonato paulista de verão. Em Vitória, a UNISANTA ainda venceu na categoria juvenil II, com 155 pontos e ficou em segundo na juvenil I, com 93 pontos.
Ana Marcela Cunha, nadadora olímpica da UNISANTA, foi o maior nome da disputa, com quatro medalhas de ouro e uma de prata, alem de registrar as três melhores marcas de índices técnicos na categoria juvenil II, nas provas de 400 (913), 200 (903) e 800 (884) nado livre, nadando para 4m20s28, 2m05s14 e 9m02s04, respectivamente.
A definição do título em favor da UNISANTA veio justamente na última prova da competição, o 4×100 medley masculino, prova na qual Lucas Magalhães de Paula, Paulo Magalhães de Paula, Luiz Cremonez e Yuri Curto, heróis do tricampeonato paulista, repetiram a dose no Brasileiro, nadando para o ouro, com 3m57s02.
Ainda na etapa, novamente a dupla Ana Marcela Cunha e Sarah Correa fez dobradinha, desta vez na prova dos 400 metros nado livre juvenil I, com ouro e prata, respectivamente. Antes disso, Paulo Magalhães de Paula bateu o recorde de campeonato mos 100 metros nado de peito juvenil I, com 1m05s98. Na competição, a equipe somou 27 medalhas, sendo seis de ouro, 16 de prata e cinco de bronze.