Com uma equipe desfalcada dos 11 atletas que irão aos Jogos Pan-Americanos, a natação da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) embarca nesta quinta-feira (17), às 9 horas, para Campinas, no Interior do Estado, onde participará até domingo (20), do Campeonato Paulista Júnior I e II e Sênior de Inverno/VII Troféu Salvador Granieri Sobrinho, a ser disputado em piscina curta (25 metros).

A opção em manter os principais nadadores fora da disputa foi do técnico Már5cio Latuf, que também permanecerá em Santos, treinando atletas com “passaporte carimbado” para o Pan Rio 2007.”Assim damos chances para que os mais jovens da equipe possam também mostrar o seu valor”, ressalta o treinador, que se prepara para um giro pela Europa, com a seleção brasileira em sua preparação para o Pan.

O comando técnico da equipe da UNISANTA, em Campinas, ficará sob a responsabilidade dos técnicos Gerson Pazian, Joel Moraes Santos Júnior e Alexandre Paes. O técnico Fábio massaini, o Binho, também ficará em Santos.

Mesmo com uma equipe mais jovem, a UNISANTA é apontada como uma das favoritas ao título da competição, em uma avaliação do conceituado técnico Alex Poussieldi, editor do site Best Swim e do concorrido Blog do Coach. Segundo ele, as maiores chances recaem sobre o “Super Santa”, como ele se refere à equipe santista.

Para o técnico Márcio, que mesmo à distância seguirá monitorando seus comandados, o favoritismo não existe. “O Pinheiros, que também não estará completo, merece respeito, da mesma forma que outras forças da natação estadual como Corinthians, Serc e Unaerp”, afirma.

A competição começa a ser disputada na tarde desta quinta-feira (17), a partir das 16 horas, com a primeira de seis etapas, distribuídas ainda pela sexta-feira (18), com duas, às 8h30 e 16 horas; sábado (19), às 8h30 e 16 horas, e domingo (20), a partir das 8h30.

No total serão disputadas 132 provas, entre individuais e de revezamento. Nas duas últimas temporadas, o título de campeão geral (soma das categorias) foi conquistado pela Unaerp (2006) e Pinheiros (2005). A UNISANTA venceu em 2004.