Em uma disputa bastante acirrada, a Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, conquistou o título de campeã de mais uma edição do tradicional Torneio Roberto Douglas Machado de Natação Mirim e Petiz. A representação santista somou 1.159,50 pontos, contra 1.032,50 do vice-campeão Sport Club Corinthians Paulista.
Com 114 pontos, a Prefeitura Municipal de Itanhaém/Universidade Metodista terminou na terceira posição, seguida pela Aquática de Praia Grande, com 99; Tumiaru/São Vicente, 54; WE Academia/São Paulo, com 37 pontos; Adre/Registro, 22, e Academia Estilo do Corpo, de Santos, com quatro.
A UNISANTA venceu 18 das 48 provas do programa, obteve 24 segundos lugares e 20 terceiros, além de ter feito sete dobradinhas (primeiro e segundo lugares em uma mesma prova) e três trifetas (pódio completo em uma mesma prova).
A competição, além de incentivar a pratica da modalidade e proporcionar aos professores e técnicos da natação de base instrumentos de aferição dos níveis de aprendizado e desenvolvimento de seus alunos e atletas, prestou tributo a um grande esportista da Cidade e do País, Roberto Douglas Machado.
Machado marcou época na década de 60 como técnico da poderosa equipe de voleibol do Santos Futebol Clube, que se rivalizava com a do Botafogo de Futebol e Regatas, de Bebeto de Freitas e Carlos Arthur Nuzman, na luta pelas hegemonias nacional e continental.
Ele foi o primeiro coordenador de Esportes do Complexo Educacional Santa Cecília e criador da primeira grande academia de ginástica e esportes de Santos, a Olimpic Center. Dinâmico, inovador, à frente de seu tempo, Machado marcou época e deixou um importante legado que merece ser sempre lembrado.

Veja aqui o resultado final em PDF.