A Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, terminou sua participação no Torneio Open de Natação de 2008 na terceira colocação, com 273 pontos. Disputada em Palhoça, na Região Metropolitana de Florianópolis, Santa Catarina, a competição encerrou a temporada de competições promovidas pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos. A universidade santista ainda obteve o quarto lugar no ranking nacional de clubes, com 258 pontos, sendo a primeira colocada entre as instituições de ensino.
O Pinheiros venceu o Torneio Open, com 555 pontos seguido ainda pelo Minas, com 381 pontos. Na classificação feminina, a UNISANTA também terminou em terceiro, com 129,50 pontos, mesma colocação obtida no naipe masculino, mas com 144 pontos.
Os santistas somaram 16 medalhas, sendo duas de ouro, seis de prata e oito de bronze, além de dois recordes de campeonato, com Felipe Lima (100 peito) e Luiz Rogério Arapiraca (1500 metros livre). Os dois atletas ainda obtiveram, respectivamente a quarta e sexta posições entre os mais eficientes, com 39 e 36 pontos.
Na quarta e última etapa, disputada na tarde deste domingo (14), a UNISANTA somou quatro medalhas, sendo três de prata e uma de bronze. Ana Marcela Cunha (400 livre), Yana Medeiros (200 borboleta) e Luiz Rogério Arapiraca (400 livre) foram prata, enquanto Isabelle Longo (400 livre) obteve bronze.
RANKING NACIONAL – O Minas Tênis Clube/MG somou 315 pontos e foi o primeiro do ranking nacional de clubes em 2008. A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos todos os anos pontua as agremiações participantes em seus campeonatos nacionais, de acordo com suas colocações. Os Troféus são distribuídos até o quinto colocado. O Corinthians/SP (264) ficou em segundo seguido pelo Esporte Clube Pinheiros/SP (263), UNISANTA (258) e o Botafogo Futebol e Regatas/RJ (165,5).