Ana Marcela Cunha, top five da natação mundial, atleta da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, e aluna do Ensino Médio do Colégio Santa Cecília, é a melhor do País em Maratonas Aquáticas, segundo o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que a relacionou juntamente com mais 42 atletas, igualmente eleitos como melhores do ano em suas respectivas modalidades. Nesta terça-feira (16), a partir das 18h30, no Teatro do Museu de Arte Moderna, Zona Sul do Rio de Janeiro, ela receberá o Prêmio Brasil Olímpico.
A homenagem do COB será dupla, já que ela também foi relacionada pelo quinto lugar (melhor colocação das Américas), na Maratona Aquática de 10 Km nos Jogos Olímpicos de Pequim, em Agosto último.
Também na condição de finalista dos na prova dos 200 metros nado borboleta, outro nadador da UNISANTA será homenageado pelo COB. Trata-se de Kaio Márcio de Almeida. O Prêmio Brasil Olímpico objetiva homenagear os atletas olímpicos brasileiros de maior destaque na temporada.
Para o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, a homenagem aos atletas olímpicos é mais do que merecida. “Com garra e a força característica do povo brasileiro, eles se destacaram e brilharam tanto em Pequim como em outras competições desenvolvidas ao longo do ano”.
Ana Marcela, por exemplo, aos 16 anos, é a terceira melhor do mundo no ranking da Federação Internacional de Natação (Fina), em Águas Abertas, pelo desempenho no Circuito Mundial de 10 Km.