Além de a experiente Georgina Bardach, que vem para sua décima temporada pela equipe santista, a natação da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) terá o reforço da nova sensação argentina, Liliana Guiscardo, para a disputa do Campeonato Brasileiro Absoluto de Verão, II Troféu Maria Lenk, a ser realizado de 5 a 11 de maio, no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro. A competição é a última seletiva para a definição da equipe olímpica brasileira.
Liliana, que nada o Campeonato Argentino pela equipe da Sociedade Alemã de Ginástica de Villa Ballester, teve um bom desempenho no recém-terminado Campeonato Mundial de Piscina Curta (25 metros), em Manchester, na Inglaterra. Na competição ela estabeleceu duas novas marcas nacionais argentinas, com recordes nos 50 metros nado de peito, nadando para 32s28, sendo a 20ª. melhor entre as 44 participantes; e ainda nos 100 metros medley, com 1m04s75, obtendo o 25º. lugar entre 47 inscritas.
A nadadora argentina, que é treinada por Gustavo Roldan e Walter Rodriguez, competirá pela UNISANTA, no II Troféu Maria Lenk, nas provas de 50 e 100 metros nado de peito e 50 metros nado borboleta.
No Campeonato Sul-Americano Absoluto deste ano, competição desenvolvida nem piscina longa (50 metros), em São Paulo, ela foi medalha de bronze na prova dos 50 metros nado de peito, com o tempo de 33s27.
GEORGINA – Já a experiente Georgina Bardach encara o Brasileiro, pela décima vez, nadando nas provas de 200 e 400 metros nado medley, 200 metros costas e 200 metros nado borboleta.
La Bardach, medalhista nos Jogos Olímpicos de Atenas,deve travar grandes duelos com a rival brasileira Joanna Maranhão, que busca índices olímpicos. No Sul-Americano deste ano, Joanna levou a melhor sobre a nadadora da UNISANTA, mas no retrospecto dos últimos cinco anos, a vantagem de Georgina é bem nítida, com seguidas vitórias sobre a brasileira, do Nikita/Sesi, de Pernambuco.
UNISANTA – No Brasileiro Absoluto de Verão, a UNISANTA, do técnico Márcio Latuf, terá um total de 52 atletas, sendo 27 homens e 25 mulheres, entre as quais Mariana Katsuno, que disputa a sua primeira competição nacional pela UNISANTA.
Além dela, as pan-americanas Larissa Cieslak e Lílian Cerroni, bem como a sul-americana Bárbara Jatobá, têm presenças confirmadas.
Entre os homens, destaque para o nadador olímpico Kaio Márcio, nos 100 e 200 metros nado borboleta, bem como para os pan-americanos Felipe Lima, Felipe May Araújo e Luiz Rogério Arapiraca, que buscam vagas no time olímpico. Lima está a 32 centésimos do índice nos 100 metros nado de peito.