Embora tenha garantido vaga para as provas de 5 e 10 km, a maratonista aquática da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, Ana Marcela de Jesus Cunha, 16 anos, abdicou da disputa menor para focar a prova de 10 km do 5º. Campeonato Mundial de Maratonas Aquáticas, a ser realizado de 3 a 8 de maio próximo, na cidade de Sevilha, na Espanha.
A explicação é bastante simples: Ana Marcela disputará apenas a prova que vale como seletiva mundial para os Jogos Olímpicos de Pequim, disputa que marcará a estréia das competições de águas abertas no programa olímpico.
Além de Ana Marcela, a UNISANTA será representada em Sevilha pelos técnicos Márcio Latuf, um dos responsáveis pelo time feminino, e Carlos Arapiraca, um dos técnicos do time masculino.
Em Sevilha, o Brasil terá ainda os seguintes atletas e treinadores: Prova de 5 km – Maria da Penha Cruz (ES), Pamela Barbosa Engel (BA), Luiz Lima (RJ), Fabio Alves Lima (RS). Prova de 10 km – Poliana Okimoto (SP), Allan Mamedio do Carmo e Marcelo Romanelli Soares (RS). Comissão Técnica – Christiane Fanzeres (chefe de equipe), Cláudio Cardone (médico), Christiano Klaser e Ricardo Cintra (técnicos). Os atletas Fabio Lima e Pámela Engel foram convocados após a CBDA receber os pedidos de dispensa dos atletas Allan do Carmo, Marcelo Romanelli e Ana Marcela Cunha para a prova de 5 km. Ricardo Ratto será o árbitro brasileiro na competição à convite da Federação Internacional de Natação (fina).