Os Jogos Olímpicos de Paris serão a 33ª edição do maior evento esportivo do mundo e, neste ano de 2024, a Natação Unisanta conseguiu o feito inédito ao classificar sete nadadores para a competição e se tornar pela primeira vez na história, a base da Seleção Brasileira de Natação, além da presença da campeã olímpica Ana Marcela Cunha, na prova de maratona aquática.

Com menos de um mês até o início das Olímpiadas, os nadadores cecilianos se preparam ao longo de treinamentos e competições para a disputa do torneio que inicia em 26 de julho e vai até 11 de agosto.

Em busca do bicampeonato olímpico

A campeã olímpica e maratonista aquática da Unisanta Ana Marcela Cunha foi a primeira selecionada para Paris-2024. Em fevereiro, a veterana alcançou o quinto lugar na prova dos 10km de maratona aquática no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, em Doha, para conquistar sua quarta participação em Olímpiadas.

Sua primeira aparição no torneio veio aos 16 anos em Pequim-2008, quando ela já integrava a equipe de Natação Unisanta. Ela voltaria a participar da maior competição esportiva do mundo em Rio-2016 e Tóquio-2020, onde sagrou-se campeã olímpica pela primeira vez.

Agora, a ceciliana – que detém o título de Rainha do Mar 2024 –, busca sua segunda medalha de ouro na prova dos 10km de maratona aquática, que promete ser disputada no Rio Sena, em Paris.

Classificação em massa

A performance da equipe de Natação Unisanta no Troféu Brasil 2024, realizado em maio, no Rio de Janeiro, garantiu o título inédito da competição, 27 medalhas, e novos recordes brasileiros e sulamericanos.

Além disso, o torneio serviu como Seletiva Olímpica, e classificou os sete nadadores para Paris-2024: Beatriz Dizotti, Gabi Roncatto, Guilherme Cachorrão, Guilherme Basseto, Mafe Costa, Maria Paula Heitmann e Stephanie Balduccini.

O hepteto ceciliano conta com a experiência de Gabi, que vai para sua terceira participação em Jogos Olímpicos, e tenta chegar as finais do 4x200m livre feminino, após bater na trave em Tóquio-2020. Nessa prova, a nadadora irá formar o quarteto fantástico com as estreantes Mafe e Maria Paula, além de Stephanie, que vai para sua segunda Olímpiada.

Também em sua segunda aventura olímpica, Cachorrão irá repetir suas provas, mas dessa vez planeja mudar o resultado dos 800m livre, onde ficou em oitavo lugar na última edição do torneio. Basseto na equipe de revezamento 4x100m medley misto e Beatriz nos 1500m livre, também disputam as mesmas provas de Tóquio-2020, onde quase chegaram a grande decisão em suas etapas.

Provas dos cecilianos
A partir do segundo dia de competição em Paris-2024 até o penúltimo, os nadadores da Unisanta tem compromissos nas piscinas e águas abertas. Confira o cronograma completo:

27/07
400m livre feminino: Mafe Costa e Gabrielle Roncatto
400m livre masculino: Guilherme Cachorrão
Revezamento 4x100m livre feminino: Mafe Costa e Stephanie Balduccini

28/07
200m livre feminino: Mafe Costa
200m livre masculino: Guilherme Cachorrão

29/07
800m livre masculino: Guilherme Cachorrão

30/07
1500m livre feminino: Beatriz Dizotti
Revezamento 4x200m livre masculino: Guilherme Cachorrão

1º/08
Revezamento 4x200m livre feminino: Mafe Costa, Stephanie Balduccini, Gabrielle Roncatto e Maria Paula Heitmann

02/08
Revezamento 4x100m medley misto: Guilherme Basseto e Stephanie Balduccini (provável escalação)

08/08
10 km de Águas Abertas feminino: Ana Marcela Cunha

09/08
10 km de Águas Abertas masculino: Guilherme Costa

A Unisanta tem o patrocínio do Brasil Terminal Portuário, Itaú, Eldorado Brasil, Copersucar, BTG Pactual, Banco Alfa, XP e Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte; apoio Fupes.