A manhã desta quarta-feira (7) pode ser mais do que dourada para a natação da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro, no primeiro dia de finais do Campeonato Brasileiro Absoluto de Verão/II Troféu Maria Lenk, última seletiva para a formação da equipe olímpica do Brasil.
Nas séries mais fortes das provas dos 800 metros nado livre feminino e 1500 metros nado livre masculino, a UNISANTA tem nadadores com chances de grandes resultados.
Nos 800 metros, Ana Marcela Cunha, trava seu primeiro duelo com Poliana Okimoto, depois de ambas as duas terem conseguido vaga olímpica na maratona aquática de 10 km, em Sevilha, na Espanha. Na mesma prova, Isabelle Longo e Bárbara Jatobá, as duas da UNISANTA. também devem brigar por medalhas.
Na prova dos 1500 metros, além dos já experientes Luiz Rogério Arapiraca e Conrado Chede, a UNISANTA leva para a piscina o garoto Lucas Kanieski, que trouxe da Copa Latina, em San Marino, na Itália, a melhor marca brasileira da prova nos últimos oito anos: 15m28s62.
Ainda nesta quarta-feira (7), a partir das 18 horas, ocorrem as disputas da segunda etapa de eliminatórias, com o desenvolvimento de oito provas individuais, entre as quais o 100 metros nado borboleta, um quase treino de luxo para o já olímpica Kaio Márcio de Almeida, com índice também nos 200 metros.
Na programação, as provas individuais de 200 metros nado livre feminino e masculino, 100 metros nado borboleta feminino e masculino, 50 metros nado de costas e 400 metros medley, prova que terá duas nadadoras pan-americanas da UNISANTA: Lílian Cerroni e Larissa Cieslak.