Com base do start list já liberado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), o Esporte Clube Pinheiros, mais uma vez, desponta como favorito ao título do Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação de Inverno/Troféu José Finkel, a ser realizado de 4 a 9 de setembro, na Unisul, em Palhoça, Santa Catarina. Mas, pelos mesmos parâmetros, a Universidade Santa Cecília (UNISANTA) aparece com grandes chances de realizara mais uma grande competição.

Seus nadadores aparecem com os primeiros tempos de balizamento em seis provas individuais, com destaque para o fato de Kaio Márcio despontar como franco favorito nas provas de 100 e 200 metros nado borboleta, às quais venceu nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, em julho último.

Kaio Márcio tem o melhor tempo de entrada nos 100 metros nado borboleta, com 51s99, e o melhor nos 200m borboleta, com 1m55s45, tempo este que corresponde aos atuais recordes brasileiro e sul-americano, estabelecidos pelo nadador da UNISANTA no Pan Rio 2007.

Outro nadador da UNISANTA medalhista no Pan-Americano, Felipe Lima (prata no 4×100 metros medley), também aparece com o primeiro tempo de balizamento na prova dos 50 metros nado de peito, com a marca de 27s94, novo recorde continental, estabelecido nos Jogos Mundiais Universitários/Universíade, em Bangcoc, na Tailândia, onde o nadador sagrou-se vice-campeão mundial. Na mesma prova, Rogério Karfunkelstein, também da UNISANTA, tem o quarto tempo, com 28s76. Felipe Lima é também o segundo melhor nos 100 metros nado de peito, com 1m01s52.

Ainda com os primeiros tempos no Finkel, aparecem, pela UNISANTA, mais três atletas pan-americanos. Luiz Rogério Arapiraca, nos 1500 metros nado livre, com 15m29s01; Felipe May Araújo, nos 800 metros nado livre, com 8m06s91, e Leonardo Guedes, nos 100 metros nado de costas, com 55s85.

Nos 1500 metros nado livre, Conrado Chede ainda tem o terceiro tempo, com 15m39s93; nos 800 livres, Arapiraca é o terceiro, com 8m10s54, e Conrado, o quarto, com 8m10s77. E nos 100 costas, Daniel Orzechowski, o Batata, é o terceiro, com 56s12.

Entre as mulheres, a UNISANTA também tem boas chances em várias provas. Daynara de Paula tem o segundo melhor tempo nos 50m borboleta, com 27s65, marca superada apenas pelo tempo de entrada da recordista mundial, a sueca Therese Alshmmar, com 25s82, pelo EC Pinheiros. Therese detém o recorde mundial, com 25s46.

Michelle Lenhard, velocista pan-americana da UNISANTA, está entre as melhores nas provas de 50 e 100 metros nado livre. Ela tem o quinto tempo nos 100, com 56s47, e a sexta nos 50, com 26s49.

Nas provas de 800 e 1500 metros nado livre femininas, a UNISANTA tem quatro nadadoras entre as detentoras dos cinco melhores tempos. São elas Nayara Ribeiro, Ana Marcela Cunha (ambas as duas nadadoras pan-americanas), Bárbara Jatobá e Monick Avelino Perez. Elas concorrem com Poliana Okimoto, do EC Pinheiros nas duas provas.

Já nos 200 e 400 metros medley, sem a presença da argentina Georgina Bardach, a UNISANTA terá Larissa Cieslak, Lílian Cerroni (ambas as duas pan-americanas), Lívia Santos e Bárbara Jatobá brigando pelas primeiras posições, como Joanna Maranhão, do Nikita Sesi, de Pernambuco.

No total, a UNISANTA terá 54 atletas, sob o comando do técnico Márcio Latuf, também integrante da Comissão Técnica da seleção brasileira pan-americana.