Além de incentivar a pratica da modalidade e proporcionar aos professores e técnicos da natação de base instrumentos de aferição dos níveis de aprendizado e desenvolvimento de seus alunos e atletas, a Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, presta um tributo a um grande esportista da Cidade e do País, Robert Douglas Machado. A partir das 8h45 deste sábado (17/10), a instituição promove mais um torneio de natação, que empresta o nome do notável homenageado.
A competição envolve nadadores federados ou não das categorias mirins I e II e petizes I e II de associações, clubes e instituições de ensino da Baixada Santista, Capital, Grande São Paulo e Interior.
Roberto Douglas Machado marcou época na década de 60-, como técnico da poderosa equipe de voleibol do Santos Futebol Clube, que se rivalizava com a do Botafogo de Futebol e Regatas, de Bebeto de Freitas e Carlos Arthur Nuzman, na luta pelas hegemonias nacional e continental.
Machado ainda foi o primeiro coordenador de Esportes do Complexo Educacional Santa Cecília e criador da primeira grande academia de ginástica e esportes de Santos, a Olimpic Center. Dinâmico, inovador, à frente de seu tempo, Machado marcou época e deixou um importante legado que merece ser sempre lembrado.
Cada atleta nadará até três provas, sendo o máximo de duas por etapa. No total, serão realizadas 48 provas, sendo 16 de revezamentos 4×50 metros nado livre e quatro estilos.