Professor dos cursos de Licenciatura em Artes Visuais e Produção Multimídia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Gilson de Mello Barros sagrou-se campeão do concurso de Esculturas de Areia promovido pelo Departamento de Cultura da Prefeitura de Mongaguá. O evento integrou as comemorações da semana da padroeira da Cidade, Nossa Senhora de Aparecida, e contou com a participação de centenas de pessoas, entre moradores e turistas.
Gilson venceu o concurso com o conjunto escultórico denominado Devoção, um bloco de aproximadamente 1,60m de altura, onde oito corpos se entrelaçavam em uma atitude de urgência coletiva.Foram gastos quatro metros cúbicos de areia para a confecção da obra, que foi realizada em um único dia ao largo de sete horas ininterruptas.
Escultor em areia há aproximadamente 40 anos, Gilson aprendeu a técnica com um dos introdutores da modalidade na cidade de Santos, o escultor Pedro Germi; entretanto, desenvolveu um modo bastante peculiar para trabalhar a areia, onde as peças são erguidas e modeladas apenas com o uso das mãos, dispensando para tanto qualquer outra ferramenta, assemelhando-se ao procedimento da modelagem em argila.
Ainda que as obras tenham sido realizadas apenas com a água do mar como liga para a massa, as esculturas de todos os participantes puderam ser admiradas por toda a semana, abrigadas em tendas armadas pela prefeitura, e ainda receberam iluminação especial, com cores diversas, o que tornava mais encantadora as suas visitações. Caracterizadas pela efemeridade, ao fim dos sete dias expostas, as obras foram fotograficamente documentadas, destruídas, e suas areias devolvidas ao leito original.