Repetir o desempenho registrado no Paulista de Inverno é uma das intenções da equipe juvenil de natação da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, que encara o Paulista de Verão, no próximo final de semana (sábado, 15, e domingo, 16), em sua piscina. Em busca do tricampeonato consecutivo (2006/2007/2008), o time comandado pelo técnico Fábio Massaini, o Binho, treina forte, confiando na possibilidade de sucesso.
Na temporada de inverno, no Estadual realizado em Limeira, no mês de julho, a UNISANTA dominou totalmente a competição, conquistando o bicampeonato em piscinas curtas (25 metros). Agora, nas disputas em piscina longa (50 metros), a intenção é a de bisar o feito, embora o treinador reconheça que o desgaste de uma temporada exaustiva possa comprometer em parte o desempenho de alguns atletas que foram mais exigidos ao longo do ano.
“Mesmo assim, a equipe está confiante e motivada”, destaca Binho, lembrando que na temporada de inverno, a UNISANTA venceu no geral e em mais três das quatro categorias em disputa (juvenil I e II masculino e juvenil II feminino), ficando em segundo na juvenil I.
Ana Marcela Cunha, atleta olímpica, mais uma vez surge como um dos destaques da equipe. No Paulista de Inverno ela venceu quatro provas individuas e dois revezamentos, além de estabelecer dois recordes de campeonato e um paulista, registrando o melhor índice técnico da categoria juvenil II, nos 400 metros nado livre (902). Paulo Magalhães de Paula também registrou o melhor índice da juvenil I (818), graças ao desempenho nos 100 metro nado de peito.
O Campeonato Paulista Juvenil de Verão/X Troféu Ronaldo de Souza Passos será disputadona piscina longa do Conjunto Aquático Wilson Silva Castro, o Bagdá, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, com a participação de 273 atletas (165 homens e 108 mulheres), de 47 instituições de todo o Estado de São Paulo.

DESTAQUES – O Paulista Juvenil de Verão envolverá nadadores de 15 e 16 anos, entre os quais a nadadora olímpica da UNISANTA, Ana Marcela Cunha, Top five da natação mundial nos 10 km em Pequim e terceira colocada no Circuito Mundial de Águas Abertas. Ana Marcela tem os melhores tempos de balizamento em três provas da categoria juvenil II: 400 (4m22s86) e 800 (8m50s26) metros nado livre e 400 (5m19s90) metros medley.
Outro destaque da UNISANTA é o também juvenil II Luis Henrique Cremonez, dono dos melhores tempo em quatro provas: 100 (53s67), 50 (25s09), 200 (2m00s33) nado livre e 100 (57s24) metros nado borboleta.
O Esporte Clube Pinheiros contará com 24 atletas (13 homens e 11 mulheres); o Sport Club Corinthians Paulista/São Bernardo, 19 (10 homens e nove mulheres) e o Serc/São Caetano, 17 (12 homens e cinco mulheres).
Nos dois dias de competição, serão disputadas 64 provas, divididas em três etapas, sendo duas no dia 15 (sábado), nos períodos da manhã e tarde, e uma no dia 16 (domingo), na parte da manhã.