A Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, inicia neste sábado (6), a partir das 8h30, a luta por uma posição de destaque no Campeonato Paulista Infantil de Verão/VI Troféu Major Sylvio de Magalhães Padilha, a ser disputado na piscina longa (50 metros) do Parque Aquático do Sport Clube Corinthians Paulista. Campeã nas temporadas de 2003 e 2006, a UNISANTA tenta seu terceiro título na categoria. Mas, para a equipe comandada pelo técnico Joel Moraes Santos Júnior é mais um grande desafio.
Entre os favoritos está o clube anfitrião, vencedor, em Santos, na piscina da UNISANTA, na temporada passada, em uma virada na terceira e última etapa da competição. Em 2007, a disputa foi acirrada, e neste ano não será diferente, com Pinheiros e Paineiras também entrando na briga.
A exemplo do que vem ocorrendo nas disputas estaduais e nacionais entre infantis, individualmente, o principal destaque da UNISANTA é Matheus Louro Neto, melhor nadador de peito o Brasil na categoria. Além dele, a UNISANTA, tem Laura Masulino Garcia, outro grande talento prata da casa.
No Paulista Infantil de Verão, serão disputadas 64 provas, divididas em três etapas, sendo duas no sábado (6), nos horários das 8h30 e 16 horas, e uma no domingo (7), também a partir das 8h30.

ENTRE OS TRÊS – Para o técnico Joel Moraes Santos Júnior, responsável pela equipe ao lado da técnica Maressa Nogueira, houve uma significativa evolução da equipe desde a temporada de inverno, quando da obtenção do quarto lugar. “No primeiro semestre, tínhamos 60% dos infantis recém-chegados do petiz com índices para o Estadual. Agora, praticamente todos têm qualificação. Digamos que 99% dos nossos infantis estarão presentes na disputa”, destaca.
Na opinião do técnico, aspectos como o aumento da carga de treinamento e a mudança de comportamento individual dos atletas – agora, bem mais focados em seus objetivos e encarando a natação de uma maneira muito mais consciente e séria – deverá ser determinante para a obtenção de bons resultados. “Vamos brigar pelas primeiras posições”, garante otimista.
Além de Matheus e Laura, o treinador ainda destaca mais os seguintes nadadores de sua equipe: Ana Cristina Magalhães de Paula, vice-campeã brasileira; Luiz Vieira, para as provas de nado borboleta e medley, bem como Kaio Florido, Gabriel Galego, Bruna Pinheiros, Giuliana Coelho, Bruno Silva e Andressa Amaral. “As equipes de revezamento t6ambém estão muito bem”, admite Joel.