A nadadora olímpica Ana Marcela Cunha e Sarah Corrêa garantiram para a Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, a primeira dobradinha (ouro e prata) no 37º. Campeonato Brasileiro Absoluto/Troféu José Finkel. Na manhã deste sábado (6), elas ficaram com as duas primeiras posições dos 1500 metros nado livre, com os tempos de 17m12s95 e 17s43s59, respectivamente.
Na verdade, a primeira a fechar a distância foi a também olímpica Poliana Okimoto, do EC Pinheiros, com 17m02s85, mas uma irregularidade acusada (movimento no bloco de partida) em sua atuação, determinou sua desclassificação, bastante questionada pela comissão técnica de sua equipe.
Ana Marcela, que recebeu a notícia de sua ascensão ao ouro ainda na borda da piscina, só fez elogios a maior rival. “Tenho só 16 anos e pretendo me dedicar bastante aos treinos e competições para chegar no mesmo nível da Poli”, afirmou, destacando ainda que o ouro será um motivo a mais para levar adiante sua intenção de se tornar a número 1 da natação de fundo do Brasil.
Em Pequim, Ana Marcela Cunha havia vencido Poliana Okimoto em um duelo a parte na prova dos 10 km da maratona aquática. Ana foi a quinta melhor do mundo, contra o sétimo lugar de Poliana.
OURO PARA ARAPIRACA – Na prova dos 800 metros nado livre masculino, Luiz Rogério Arapiraca, atleta pan-americano (Rio 2007), da UNISANTA, ficou com o ouro, com direito a novo recorde de campeonato. O nadador da equipe santista nadou para 8m10s34. Na prova dos 1500 metros nado livre, Arapiraca, que dominou dois terço da prova, cansou no final e nã0o chegou ao pódio. A vitória na prova foi de outro representante da UNISANTA, Lucas Kanieski.