A disputa foi acirrada entre Unisanta e Sesi pela terceira posição na classificação geral

Faltou pouco, apenas 25 pontos, para a equipe da Universidade Santa Cecília (Unisanta) ocupar a terceira posição na elite da natação paulista. Foi emocionante a disputa entre os atletas da Unisanta e do Sesi no Campeonato Paulista Júnior e Sênior de Verão – XVI Troféu Alberto Martin Perez, que terminou no último domingo, no Sport Clube Corinthians, na Capital.

O ranking final foi definido com as cinco melhores equipes do Paulista (Top Five), pela ordem de classificação: Esporte Clube Pinheiros, Sport Club Corinthians Paulista, Sesi, Unisanta e Paineiras. No quadro geral de medalhas (masculino e feminino), a Unisanta obteve 40 premiações, sendo 10 de ouro, 13 de prata e 17 de bronze, igualando em medalhas de ouro com o terceiro colocado no geral (Sesi).

No quadro de medalhas masculino, a Unisanta superou o Sesi e o Paineiras, ficando atrás apenas das duas equipes da Capital, Pinheiros e Corinthians. Em relação às medalhas de ouro dessa categoria, os meninos do Santa conquistaram oito, enquanto o Paineiras teve três e o Sesi, duas douradas.

A Unisanta se mantém na liderança do ranking no País como a primeira força da natação entre instituições de ensino.

slide

Quebra de recordes – A equipe santista deixou marcas importantes na competição como o novo recorde de campeonato estabelecido por Matheus Santana nos 100m livre (categoria Júnior 2). Santana fez 49s83 contra os 50s18 marcados pelo campeão mundial e olímpico Cesar Cielo, há oito anos.

Matheus Santana ganhou a medalha de ouro na mesma prova que fez dele o primeiro medalhista brasileiro da natação na história dos Jogos Olímpicos da Juventude (China), oportunidade em que quebrou o recorde mundial em sua categoria.

Outra atleta da Unisanta, Fernanda Carobino, também estabeleceu novo recorde de campeonato. Na prova dos 200m medley – sênior, Carobino fez o tempo de 2m20s95, superando Livia Santos que marcou 2m22s16, há sete anos.

Última etapa – Na primeira prova deste domingo, último dia de competições, a atleta Mary Christiane Souza aumentou o número de medalhas para a Unisanta. Ela ficou com a prata nos 50m borboleta (Sênior). A próxima vitória veio mais uma vez de Matheus Santana, que chegou bem perto do recorde de campeonato nos 50m borboleta (Jr 2), estabelecido em 2006 por Cesar Cielo (24s72). Santana levou o ouro ao terminar a prova em 24s91.

Nos 800m livre (Sênior), Catarina Ganzeli ganhou bronze. Já na mesma prova no masculino, Luiz Rogério Arapiraca subiu ao lugar mais alto do pódio e teve ao seu lado outro atleta Unisanta, Victor Colonese, que ficou em segundo.

Na modalidade costas, Flávia Ribeiro Souza ganhou bronze nos 100m (Jr 2). Ainda no feminino, mas no revezamento 4x50m livre (Sênior), o quarteto formado por Mary Christine Souza, Fernanda Carobino, Jhessica Santos e Simone Kohler conquistou a prata. Em primeiro ficou a equipe do Pinheiros e em terceiro, o Corinthians.

Matheus Santana, Caio Tonet, Carlos Fernandes e Yago Oliveira, da Unisanta, ficaram com o bronze no revezamento 4x50m livre (Jr 2). O Pinheiros obteve o primeiro lugar e o Corinthians, o segundo.

Em outra prova de longa distância, os 400m livre (Sênior), Arapiraca disputou as primeiras colocações ao lado de outra fera, Leonardo de Deus (Corinthians). O atleta da Unisanta ficou em terceiro, Leonardo levou o ouro e Gabriel Ogawa (Pinheiros), a prata. O colega de equipe de Arapiraca, Victor Colonese, terminou em quarto.

Flávia Ribeiro Souza caiu na piscina do Corinthians mais uma vez para disputar a modalidade costas (Jr 2). Em decisão apertada, a atleta da Unisanta ficou com a prata nos 50m (31s86) e Mayara Nascimento, da equipe da casa, venceu com o tempo de 31s54.

No nado peito, a Unisanta também mostrou sua força. Cassia Nascimento ganhou a medalha de prata nos 200m (Jr 1), ficando atrás do Pinheiros.

Na versão masculina da mesma prova, Felipe Ramos da Silva (Unisanta) ganhou ouro, Cleber Nascimento (Corinthians) ficou com a prata e Henrique Saraceni, da Unaerp, levou o bronze.

No Jr 2, também nado peito, a briga foi pela segunda posição nos 200m masculino. Por muito pouco, Caio Souza (Unisanta) não fica com a prata. Ele terminou a prova em 2m24s02 e Gabriel Freitas (Corinthians) fez 2m23s34. O ouro foi para Andreas Mickosz, também da equipe anfitriã.

Beatriz Silva ajudou a equipe santista a ampliar o quadro de medalhas, na briga pela terceira posição na classificação geral. Ela ganhou bronze nos 200m borboleta (Jr 1), ficando atrás de duas atletas do Pinheiros. Catarina Ganzeli (Unisanta) também se deu bem no nado borboleta e levou o bronze na mesma distância, na categoria Sênior.

Unisanta e Pinheiros fizeram uma prova bem acirrada nos 200m borboleta masculino (Sênior). Gabriel Ogawa (Pinheiros) fez 2m04s89 e Luca Serrachioli (Unisanta) terminou em terceiro com 2m05s01. O ouro foi para Leonardo de Deus (Corinthians), com 1m58s39, novo recorde de campeonato.

Outros revezamentos – As últimas provas do dia foram reservadas para os revezamentos finais. Nos 4x100m medley feminino (Sênior), a Unisanta ficou com o bronze, Pinheiro foi ouro e Corinthians, prata. Outro revezamento da Unisanta garantiu mais um broze. Dessa vez, nos 4x100m medley masculino (Jr 2).

 

Foto: Crédito – Divulgação FAP