Com oito títulos de verão no currículo, incluindo um tetracampeonato consecutivo, a equipe petiz da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, encara, no final de semana (sábado 22, e domingo, 23), mais uma edição do Campeonato Paulista Petiz I e II/XVI Troféu José do Carmo Neves, o Zequinha. A competição está marcada para a piscina longa (50 metros) do Sport Clube Corinthians Paulista, na Capital.
Depois do grande desempenho da equipe juvenil, tricampeã estadual com contagem recorde de pontos, cresceu a motivação entre os nadadores da UNISANTA para as demais disputas da temporada de verão, mas o técnico Rogério Campos Marques mantém a cautela. “Temos uma equipe melhor que a do ano passado, mas temos adversários bastante fortes, como o Pinheiros, atual campeão, o Corinthians e o Clube Paineiras”, afirmou.
Rogério, mais uma vez destaca que o forte de sua equipe está no conjunto. “Temos alguns valores individuais em evolução, mas ainda é cedo para apontados como ponteiros, já que isso seria jogar uma carga muito pesada sobre os ombros deles. Vamos aguardar a competição, mas tem gente que promete”, admite.
A UNISANTA leva para São Paulo 44 nadadores de 11 e 12 anos. “Temos alguns desfalques por contusão, mas acredito que a equipe possa se superar, embora estejamos com nossos revezamentos um tanto comprometidos”, destaca o treinador, que lmbra: "Mas vamos brigar par ficar entre os melhores".
Nos últimos seis anos, a UNISANTA venceu quatro campeonatos paulistas de verão na categoria petiz (2002, 2003, 2005 e 2006), mas Rogério garante que o mais importante não são os títulos, mas a formação de uma base sólida para a natação da UNISANTA. “E isso pode muito bem ser observado com o grande número de talentos pratas da casa que têm se destacado nas categorias de cima, seja no juvenil, júnior ou mesmo sênior”, completa.
PAULISTA PETIZ – O Campeonato Paulista Petiz de Verão, que empresta o nome de um importante personagem da natação brasileira e intimamente ligado à UNISANTA – José do Carmo Neves, o Zequinha, foi o responsável pela estruturação da natação na instituição de ensino santista e, inclusive, dá nome à sua enorme galeria de troféus – será disputado em três etapas: duas no sábado (22) e uma no domingo (23).
Serão 34 provas, incluindo oito de revezamentos (4×100 livre e 4×100 quatro estilos). Petizes I e II competem separados, sendo que há classificações em separado e em conjunto, definindo-se o campeão geral e demais colocados.