Com o propósito de se manter no Top 3 da natação brasileira, a Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, encara, a partir de segunda-feira (20), mais um desafio no Rio de Janeiro. Trata-se de mais uma edição do Troféu José Finkel, correspondente ao Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação de Inverno.

Marcada para a piscina do Parque Aquático Maria Lenk, na Barra da Tijuca, a competição serve como seletiva para o Campeonato Mundial em Piscina Curta (25 metros), a ser realizado em Dubai, no final do ano.

Pinheiros, Minas Tênis, UNISANTA, Corinthians e Flamengo despontam como as maiores forças da disputa, que tem seu Congresso Técnico marcado para a manhã de segunda-feira (20). Neste mesmo dia, a partir das 18 horas começam a ser disputadas as primeiras eliminatórias. Na manhã de terça-feira (21), a partir das 10 horas, ocorrem as primeiras finais.
O Troféu José Finkel de 2010 prosseguirá até o dia 26 deste mês (domingo). A delegação da UNISANTA segue viagem para o Rio de Janeiro neste domingo (19), às 10 horas.

Ana Marcela Cunha desfalca a equipe, já que neste mesmo final de semana seguirá para República Popular da China, onde disputará três etapas do Circuito Mundial de Maratonas Aquáticas de 10 km.

De qualquer forma, o head coach Márcio Latuf está otimista, já que a equipe fez uma boa preparação e pode fazer uma boa competição. Fernando Ernesto dos Santos, Luiz Rogério Arapiraca, Felipe Lima, Glauber Silva, Yana Cleris Medeiros e a argentina Georgina Bardach, que volta a nadar pela equipe santista, estão entre os destaques cecilianos.