As diretorias do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (SEMESP) e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) assinaram nesta quinta-feira (16), em São Paulo, um acordo de parceria que visa atenderà formação de mão de obrapara a indústria paulista através da rede de ensino superior privado instalada nas 15 regiões administrativas do estado. A reunião ocorreu na sede da FIESP, na Capital.

Responsável pela educação superior de 1,2 milhão de alunos, o setor privado é um segmento consolidado com 75% das matrículas e maior agente da formação da mão de obra do país. “Sem a educação privada, o Brasil não teria os mesmos avanços que vemos atualmente em todos os setores da economia. A parceria assinada hoje reforça nossa necessidade urgente de sinergia. O CIESP tem profissionais para qualificar e, nós da educação particular, temos toda a infraestrutura para formá-los. Nosso trabalho será de compreender a verdadeira demanda do setor produtivo”, resume Prof. Hermes Ferreira Figueiredo, presidente do SEMESP.

Um dos exemplos deinteração já existentes entre indústria e educação privada já acontece na Baixada Santista.A Delegada Regional do SEMESP na Baixada Santista e presidente da Unisanta, LuciaMaria Teixeira Furlani, destacou durante a solenidade de assinatura do acordo a importância da realização de convênios que envolveram a participação da própriaDiretoria Regional do CIESP na região.“O papel da IES particulares tem sido fundamental para atender aos reclamos de inovação, tecnologia e formação de recursos humanos necessários para a região. Nossa instituição, mesmo,surgiu para suprir a necessidade de formar profissionais para o Pólo Industrial de Cubatão. Hoje, novas demandas nasceram a partir da Indústria de Petróleo e Gás e da Fundação do Parque de Tecnologia de Santos, e a Baixada Santista tem respondido a isso através da rede de ensino superior particular da região, em parceria com o setor público e a iniciativa privada”, contou.

Presente nos 635 municípios do estado, representando setores regionais da indústria, com 9 mil associados e 50 mil indústrias, o CIESP entende que a educação privada tem uma rede capaz de formar a mão de obra industrial. “Precisamos melhorar a nossa comunicação e estratégias. Por isso, é fundamental criarmos uma agenda de interesse comum e fortificarmos casos de sucesso como os de Santos e colocar em prática ações de responsabilidade mútua a fim de suprir esse gargalo”, finalizou Fausto Cestari Filho, presidente em exercício do CIESP.

Para o Diretor do CIESP/FIESP de Santos, Ronaldo de Souza Forte, “a parceria entre o CIESP e o SEMESP vem preencher uma lacuna antiga existente entre o setor acadêmico e a cadeia produtiva. A sinergia entre ambos é condição fundamental para o desenvolvimento sustentável do País, razão pela qual a Indústria Paulista vem buscando estreitar cada vez mais o relacionamento com as universidades, a fim de que, juntas, possam formar os melhores profissionais, gerando competitividade para o Brasil”.

Ainda de acordo com Souza Forte, “em Santos, temos tido o privilégio de desfrutar de uma relação próxima e frutífera com as Universidades locais, e temos o objetivo de intensificar ainda mais esse relacionamento. Nesse sentido, observa-se que o Projeto da FIESP de Capital Humano e o Projeto de Poupa Tempo de Comércio Exterior estão intimamente ligados à intensificação das relações Capital/Trabalho e Preparação/Treinamento de Jovens preparados e treinados nas universidades.”

Esteve presente também o Sr. Valmir Ruiz – CIESP Cubatão.

Sobre o Semesp

Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp congrega 383 mantenedoras e 538 mantidas, em 146 cidades do Estado de São Paulo. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, os Congressos Nacional e Internacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo.

A Delegacia Regional do Semesp reúne todas as IES da Baixada Santista, desde 1979. É considerada um “case” de sucesso por sua contribuição ao desenvolvimento da região.

Ligado na Facul

Conheça o projeto Ligado na Facul do Semesp, que busca valorizar a qualidade na escolha da instituição de ensino superior privado.

Acesse www.ligadonafacul.com.br

Mais informações para a imprensa:

Kassandra Geromel / Ricardo Muza

Assessoria de Comunicação do SEMESP