A natação da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) tem mais um desafio pela frente, neste final de semana. Na piscina curta (25 metros), do Clube Internacional de Regatas, em Santos, a equipe infantil, comandada pelos técnicos Joel Moraes Santos Júnior e Maressa Nogueira, compete em busca do bicampeonato estadual, em mais uma edição do Campeonato Paulista da categoria.

Serão mais de 300 atletas de 44 equipes de todo o Estado de São Paulo em uma disputa marcada para este sábado, 23, e domingo, 24. A UNISANTA tem o maior contingente de atletas, com 43 nadadores, sendo 23 no masculino e 20 no feminino. Esporte Clube Pinheiros, com 34 atletas, e Corinthians, com 31, são as outras forças da competição, que, na opinião do treinador santista, promete muita disputa. “Devemos contar com um campeonato muito equilibrado, definido por uma pequena diferença de pontos entre os principais concorrentes ao título”, destaca Joel.

Desde 1999, somente essas três representações têm conquistado o título máximo da disputa. A UNISANTA venceu ainda em 2003, enquanto o EC Pinheiros sagrou-se campeão em 1999, 2000, 2004 e 2005, cabendo ao Corinthians as vitórias em 2001 e 2002.

Segundo Joel, a briga promete ser boa, como normalmente ocorre nesta categoria, definida tradicionalmente nas provas de revezamento e por uma diferença mínima de pontos. “Vamos lutar pelo bicampeonato, mas com a certeza de que nada será fácil”, destaca.

Ele, que recentemente deixou de nadar para se dedicar apenas à direção da equipe, aponta como maiores destaques da equipe da UNISANTA Paulo Magalhães de Paula, Cássio Oliveira Fragoso, Thairis Canhete Machado, Giulia Arcuri Bazzani e Matheus Louro Neto. “Esses são nomes que deverão ter lugar no pódio, mas nossa equipe tem outros talentos que poderão despontar ao logo da disputa”.

A competição será disputada em três etapas, com um total de 60 provas. Neste sábado (23), serão realizadas etapas pela manhã e tarde, nos horários das 9 e 16 horas. No domingo (24), ocorre a terceira e última etapa, no período matutino, a partir das 9 horas.

Até aqui, a UNISANTA soma duas conquistas de títulos em três campeonatos estaduais de inverno nesta temporada: sagrou-se campeã estadual júnior e sênior, além de obter o quarto lugar na categoria petiz. Depois do Paulista Infantil, restará apenas o Paulista Juvenil, marcado para os dias 30 de junho e 1º de julho, no Parque da Água Branca (Baby Barioni), na Capital. Nesta competição, a UNISANTA também defenderá o título ganho em 20006, quando a representação santista venceu sete dos oito campeonatos em disputa.