Vencedora nas duas últimas temporadas, a natação da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) está a um título da conquista em definitivo da terceira edição do Troféu José do Carmo Neves/Zequinha, colocado em disputa nos Campeonatos Paulistas de Natação Petiz de Verão. Mas a parada não será fácil, na competição marcada para o final de semana (sábado, 24, e domingo, 25), na piscina longa (50 metros), do Yara Clube, em Marília.
Mesmo otimista, o técnico Rogério Campos, da UNISANTA, reconhece que o favoritismo recaia sobre a equipe do Esporte Clube Pinheiros. “Nossa equipe evolui bem, desde a obtenção no quarto lugar no Paulista de Inverno, no primeiro semestre, com muitos dos nossos atletas melhorando consideravelmente seus tempos, mas eles (referindo-se à equipe paulistana) ainda levam vantagem no número de ponteiros”, afirma.
Como das vezes passadas, a força da UNISANTA reside na homogeneidade de sua equipe. “Iremos à Marília com 51 atletas, sendo 26 meninas e 25 meninos, todos praticamente no mesmo nível. Isso nos beneficia em termos de revezamentos, mas nos obriga a buscar a superação nas provas individuais, para que possamos impor um equilíbrio de forças à disputa”, destaca o treinador santista.
Rogério lembra ainda que além do EC Pinheiros, as equipes do Paineiras do Morumbi e do Sport Club Corinthians despontam como obstáculos no caminho da UNISANTA. “Eles também são adversários a serem batidos, pois ficaram à nossa frente no Paulista de Inverno. Mas, não tenham dúvidas quanto ao nosso propósito: vamos entrar para vencer”, garante, otimista.
A UNISANTA segue na sexta-feira (23) para Marília, onde, em caso de uma terceira vitória consecutiva, irá se igualar ao EC Pinheiros, vencedor em 95/96/97, e Sport Club Corinthians Paulista, vencedor de 99/01/02. Além da posse definitiva do troféu, a UNISANTA quer ainda chegar à conquista do seu nono título estadual petiz de verão, já que venceu de 91 a 94, 2002, 2003, 2005 e 2006. Destes oito títulos, seis foram obtidos sob a denominação Troféu José do Carmo Neves/Zequinha, grande nome da natação paulista e brasileira. Técnico e dirigente de natação, Zequinha foi entre outras coisas, responsável pela montagem da estrutura organizacional da natação da UNISANTA. Ele também dá nome à galeria de Troféus da Universidade santista.
No total, serão disputadas 34 provas, distribuídas em três etapas, sendo duas no dia 24, sábado, e uma terceira, dia 25, no domingo. Participam atletas das categorias petizes I e II, nascidos em 96 e 95. Além da UNISANTA, brigam pelo título da temporada, EC Pinheiros e Corinthians Paulista.