Enquanto os nadadores juniores e seniores têm sua atenção voltada para o Campeonato Brasileiro Absoluto de Verão/Troféu Brasil, que serve como última seletiva para os Jogos Pan-Americanos Rio 2007, os atletas petizes, infantis e juvenis da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) participam neste final de semana (sexta, 13, e sábado, 14), do X Campeonato Santista de Natação de Petiz a Juvenil, uma realização da 7ª. Delegacia Regional da Federação Aquática Paulista.

Neste ano, o Santista de Natação tem como palco a piscina curta (25 metros) da Academia Krato, na Avenida Senador Feijó, 488, Vila Mathias, em Santos. Participam atletas de 11 a 16 anos, voltados à preparação para os campeonatos estaduais de inverno, disputados igualmente em piscinas curtas.

Os nadadores da UNISANTA, sob a orientação dos professores Rogério, Leila, Joel, Maressa e Fábio (Binho), defendem a hegemonia na competição, com perspectivas de mais um grande resultado.

No total, serão disputadas 68 provas, divididas em três etapas. A primeira delas, com 16 provas, ocorre na sexta-feira (13), a partir das 15 horas. No sábado (14), a partir das 9 horas, desenvolve-se a segunda etapa, com mais 22 provas. E, ainda no sábado (14), a partir das 15 horas, a terceira e última etapa, com mais 26 provas.

O programa inclui 12 provas de revezamento sendo seis de 4×50 metros nado livre e outras seis de 4×50 metros quatro estilos. As provas individuais variam de 50 a 400 metros, sendo essa última apenas no estilo livre.