A natação da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) chegou a mais uma grande conquista, ao assegurar, na manhã deste domingo (09), o título de campeã brasileira feminina absoluta de inverno, dentro da disputa do 36º. Troféu José Finkel, disputado no Complexo Aquático da Unisul, em Palhoça, na Grande Florianópolis, em Santa Catarina. A UNISANTA superou o EC Pinheiros, da Capital, por uma diferença de 18 pontos: 1.283 a 1.265.

A UNISANTA ainda sagrou-se vice-campeã brasileira na soma geral de categorias, com um total de 2.266,50 pontos, mantendo a condição de maior potência universitária da natação brasileira. O EC Pinheiros, que nesta semana completa 108 anos de existência, conquistou o pentacampeonato nacional, com 2.889,50 pontos. O Minas Tênis Clube ficou com a terceira colocação na classificação geral, com 1.776,50, seguido ainda pelo Corinthians, com 568,50, Nikita/Sesi (PE), com 443, e Flamengo (RJ), com 288 .

Na disputa pelo título feminino, UNISANTA e Pinheiros travaram um duelo prova a prova ao longo das cinco etapas da competição, iniciada na tarde da última terça-feira (4). Após as três primeiras etapas, a UNISANTA liderava. O EC Pinheiros virou na quarta, mas nesta quinta e última, realizada na manhã deste domingo (09), a UNISANTA terminou em primeiro, mesmo sendo superada pelo Pinheiros no revezamento 4×100 metros nado livre, última prova do programa feminino.

O Esporte Clube Pinheiros conquistou seu quinto título consecutivo do Finkel e o 10º na história da competição. O Flamengo segue como maior ganhador, com 12 títulos. Ainda na divisão por sexo do Brasileiro Absoluto de Inverno, o EC Pinheiros também dominou a categoria masculino, com folgas, com 1624,5 pontos, deixando Minas e UNISANTA, nas segunda e terceira posições, respectivamente.

Ao longo do Campeonato Brasileiro Absoluto de Inverno/36º. Troféu José Finkel, a UNISANTA somou 36 medalhas, sendo quatro de ouro, 15 de prata e 17 de bronze, além de uma dobradinha nos 1500 metros nado livre masculino, com Luiz Rogério Arapiraca e Conrado Chede obtendo ouro e prata, respectivamente.

Na quinta etapa de finais, a equipe santista, sob o comando do técnico Márcio Latuf, somou sete medalhas, sendo três de prata e quatro de bronze. As prateadas vieram no revezamento 4×100 metros nado livre feminino, nos 100 metros nado de costas, com Daniel Orzechowski, e nos 200 metros medley feminino, com Lívia dos Santos, repetindo a performance nos 200m borboleta.

As medalhas de bronze foram conquistadas no 4×100 metros nado livre masculino, nos 200 medley feminino, com a pan-americana Lilian Cerroni; nos 100 metros nado livre feminino, com a também pan-americana Michelle Lenhardt, e nos 100 metros nado peito, com o pan-americano e vice-campeão mundial universitário Felipe Lima, que havia conquistado ouro nos 50 metros nado de peito.