A natação feminina da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) tem todas as chances de manter tradição de domínio absoluto na prova dos 400 metros nado medley em competições nacionais. Nada menos do que seis de suas atletas figuram entre os melhores tempo de balizamento para disputa da prova no 47º. Campeonato Brasileiro Absoluto de Verão/Troféu Maria Lenk/Taça Correios de Natação, última seletiva para formação da equipe nacional para os XV Jogos Pan-Americanos Rio-2007. Com início marcado para esta terça-feira (01), a disputa também serve de seletiva para os Jogos Olímpicos Pequim 2008.

A favorita destacada na prova é a argentina Georgina Bardach, que desde 1999 atua pela UNISANTA. Georgina tem o melhor tempo de balizamento, com 4m46s43. Além disso, ela detém o recorde sul-americano, com 4m37s51, tempo obtido nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004.
No 12º. Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, realizado no final de março, em Melbourne, na Austrália, Georgina teve o melhor desempenho entre as atletas latino-americanas, terminando como sétima melhor do mundo, com o tempo de 4m45s61. Portanto, ela figura bem acima da brasileira Joanna Maranhão, que tem o segundo melhor tempo de balizamento, com 4m50s70.

Joanna está na luta por uma das duas vagas nacionais nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, ao lado de outras cinco atletas da UNISANTA: Bárbara Jatobá, terceiro melhor tempo, com 4m59s06; Lívia dos Santos, quarto tempo, com 4m59s03; Larissa Cieslak, quinto, com 5m00s55; Lilian de Paula Cerroni, sétimo, com 5m01s61, e Patrícia Cruz Santos, oitavo, com 5m04s94.

As eliminatórias dos 400 medley feminino estão marcadas para a segunda etapa do Troféu Maria Lenk, na tarde (17 horas) de quarta-feira (02), no Julio de Lamare, no Rio de Janeiro. As finais A (primeiros oito tempos) e B (do 9º. ao 16º. tempo) ocorrem na manhã (10 horas) de quinta-feira (03).

VERSÃO MASCULINA – Na versão masculina dos 400 medley, pela UNISANTA quem aparece com chances de um bom resultado é o versátil Ricardo Kojima, dono do quarto melhor tempo de balizamento, com 4m30s63. Kojima é muito conhecido pela regularidade de sues desempenhos em Campeonatos Brasileiros Absolutos, chegando continuadamente entre os primeiros.

Thiago Pereira, do Minas Tênis e melhor nadador brasileiro da atualidade, e Lucas Salatta, do EC Pinheiros/Philips, são apontados por Alex Pussieldi, o conceituado técnico e editor do concorrido Blog do Coach (Site Best Swim), como favoritos para as vagas brasileiras no Pan Rio 2007.