Mariana Katsuno, uma das grandes especialistas em estilo de peito da natação brasileira, é o novo reforço da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, para a temporada 2008. Medalhista de bronze no 4×100 medley nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, Mariana, de 24 anos, busca uma vaga na equipe brasileira para os Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto desde ano.
Ex-recordista brasileira e sul-americana dos 100 metros nado de peito, Mariana garantiu sua ida ao Pan Rio 2007, com o melhor tempo entre as brasileiras (1m12s10). Na competição desenvolvida no Rio de Janeiro, ela não esteve bem, parando na semifinal, com o 11º. tempo, mas está confiante em um bom desempenho na última seletiva para a formação da equipe brasileira que irá à Pequim: o Brasileiro Absoluto de Verão, o Troféu Maria Lenk, marcado para o início de maio (6 a 11), no Rio de Janeiro.
A paulistana Mariana, o simplesmente Mari, nasceu em 19 de julho de 82, iniciou no esporte com apenas um ano de idade. Aos 17 anos deu uma parada, em função do nascimento de seu filho Matheus, hoje, com sete anos. Hoje, Mariana mantém uma rotina dura de treinamentos, com atividades em dois períodos, de segunda a sábado. Em 2007, ela figurou entre as três melhores do País, nas provas de 50, 100 e 200 metros nado de peito, tanto nas piscinas de 50 (longa) como de 25 (curta) de 25 metros.
Na opinião do técnico da UNISANTA, Márcio Latuf, a chegada de Mariana só tem a acrescentar em qualidade à natação santista. “Trata-se de uma grande competidora. Mariana é uma atleta bastante determinada e disciplinada. Ela transmitirá muita confiança e experiência as nossas nadadoras mais jovens, principalmente aquelas que atuam no estilo peito”, destacou.