Na condição de bicampeã (2006/2007), a Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, volta a abrigar nesta temporada de verão, o Campeonato Paulista Juvenil da categoria, a ser realizado nos dias 15 e 16 de novembro. Além dos dois títulos consecutivos de verão (piscina longa), a UNISANTA é também a atual campeã estadual de inverno (piscina curta).
O Paulista Juvenil de Verão será disputado em três etapas, sendo duas no dia 15 (sábado), a partir das 9 e 16 horas, e uma no dia 16 (domingo), a partir das 9 horas. Todas as provas terão final por tempo, com os atletas divididos nas categorias I e II.
No último Paulista de Inverno, o grande destaque foi a “Top Five” da natação mundial, Ana Marcela Cunha, atleta olímpica da UNISANTA, com recordes nos 400 e 800 metros nado livre.
A temporada paulista de verão terá mais quatro competições. O Campeonato Paulista Petiz será na piscina do Sport Club Corinthians Paulista, entre os dias 22 e 23 de novembro, enquanto Campeonato Paulista Júnior e Sênior ocorrerá no Esporte Clube Pinheiros nos dias 27 a 30 de novembro.
Para encerrar os eventos do ano de 2008 promovidos pela FAP, o Campeonato Paulista Infantil será no Corinthians, no dia 6 e 7 de dezembro.