Tetracampeão do Circuito Metropolitano de Águas Abertas, campeão da categoria sênior (20 a 25 anos) da primeira etapa da II Travessia Renata Agondi e tendo encarado muitos obstáculos em sua vida esportiva, desde as primeiras braçadas ainda no Baby, aos dois anos de idade) no Aprenda a Nadar da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Israel Peressin Murat não esconde que participar da etapa internacional da II Travessia Renata Agondi, no dia 26 próximo, será o maior desafio de sua carreira.

“Já tenho uma longa trajetória como nadador, tanto em piscina como é águas abertas, mas jamais tive pela frente nomes tão expressivos como os que virão a Santos para a abertura do Circuito 10 KM Marathon Swimming World Cup Fina 2007. Dá até arrepios, quando passo os olhos sobre a lista de inscritos. São campeões mundiais, europeus. Gente com a qual espero aprender bastante”, destaca, expressando a condição de quem sabe que a prova lhe proporcionará um grande aprendizado.

Israel, que já participou de algumas disputas importantes do calendário nacional de maratonas aquáticas, como a Travessia dos Fortes e a Travessia de Tocantins, válida pelo Circuito Brasileiro, além de ter tomado parte de todas as etapas das duas edições da Renata Agondi, sempre com resultados satisfatórios, diz que a diferença agora está em saber observa tudo com o máximo de atenção.

“Minha intenção é a de nadar a primeira parte da prova um tanto fora das minhas características, que são a de impor um ritmo forte desde o início. Optei por isso por isso, pois pretendo guarda forças para a segunda metade dos 10 km, quando espero ter uma boa conclusão de prova”, justifica.

Na verdade, Israel quer tirar o máximo de proveito da oportunidade de competir lado a lado com os melhores do mundo. “Enquanto eu puder me manter no pelotão dos líderes, entre a largada e o primeiro quarto do percurso, vou observar bem o estilo, a estratégia e a tática na ação destas feras. E, me poupando um pouco, posso encontrar forças para completar a distância com êxito”.

Ele coloca que sabe alguma coisa quanto à forma de atuar dos atletas estrangeiros, principalmente pelas conversas que teve com seus colegas de equipe, na UNISANTA, sobretudo Luiz Lima e Juan Pereyra. “Eles já tiveram a oportunidade de enfrentar adversários como o hexacampeão mundial Petar Stoichev, da Bulgária, e me passaram algumas informações. Mas existe uma distância muito grande entre o que teoricamente sei e o que na prática irei sentir”.

O que Israel realmente não quer encarar é uma situação parecida com a vivida na etapa classificatória para essa disputa internacional. “Naquela oportunidade, apresentei um quadro de hipoglicemia e cheguei bem perto de uma hipotermia. Tudo por culpa minha, pois não me alimentei direito e ainda por cima, participei de um treinamento em piscina, horas antes da largada”.

Nos 10 km da segunda etapa da II Travessia Renata Agondi, Israel esteve perto de um desmaio. Ao ser socorrido, logo após a chegada, sua temperatura corpórea estava bastante baixa, o mesmo ocorrendo com relação a sua pressão sanguínea. “Corri um grande risco de apagar no mar, mas acabei por me classificar”, justifica.

PLANOS – Para esta temporada, Israel tem planos de seguir com os bons resultados das últimas temporadas. “Em águas abertas, a intenção é a de brigar pelo pentacampeonato no Circuito Metropolitano; conquistar o tetra na Travessia do Canal a Nado; nadar algumas etapas dos Circuitos Paulista e Brasileiro e a Travessia dos Fortes, no Rio de Janeiro”, diz, lembrando que ainda não tem idéia se tomará parte de outras etapas do Circuito Mundial, principalmente a de Belém do Pará. “Vai depender das condições em que eu esteja até lá e das minhas metas”.

E por falar em metas, Israel tem objetivos um pouco ambiciosos em relação à natação em piscina, dando seqüência a uma evolução que tem empolgado bastante tanto o seu técnico , Márcio Latuf, como a ele mesmo. “Tenho evoluído bem, e espero, se possível, conseguir índice para o revezamento 4×200 metros nado livre na equipe brasileira que disputará os Jogos Pan-Americanos, no Rio. No Troféu Brasil, a intenção é dar o máximo”.

E as chances de estar no Pan Rio 2007 passam ainda pelas águas abertas, já que ele também tem planos de disputar a Pré-seletiva do Pan e garantir a oportunidade de brigar por uma das duas vagas masculinas nas maratonas aquáticas.

A Travessia Renata Câmara Agondi é uma realização da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com Supervisão Técnica da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e Federação Aquática Paulista (FAP) e apoio técnico da Presença Eventos. Apoio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer; Prefeitura Municipal de Santos, Câmara Municipal de Santos, Sistema Santa Cecília de TV e Rádio Educativas, Jornal A Tribuna, Capitania dos Portos do Estado de São Paulo, 6º BPM/I — Sexto Batalhão da Polícia Militar do Interior, 17º Grupamento de Bombeiros, 2º Batalhão de Infantaria Leve (2º. BIL), Santos e Região Convention & Bureau, BEM, Gatorade, Hershey´s, Beneficência Portuguesa, Sabesp e Terracom.