Com objetivo de melhorar sua condição atlética para suportar os rigores dos 10 km da II Maratona Aquática Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi, marcado para o próximo dia 26, Israel Peressin Murat (By Lu/Semes), da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, encara neste final de semana as etapas iniciais do Circuito Metropolitano de Águas: Travessia José Ricardo Carvalho, em Santos, e Travessia Martin Afonso de Souza, em São Vicente.
Ratificando a declaração feita ao término da última temporada, Israel não voltará a participar da disputa pelo pentacampeonato do Circuito Metropolitano, em razão de o regulamento bonificar com 10 pontos a participação dos atletas em todas as etapas. Tal bonificação não encontra paralelo em nenhuma outra competição de qualquer modalidade e inviabiliza a disputa pelo título por parte dos atletas que participam de competições de piscina em nível nacional, como o Troféu José Finkel e Troféu Maria Lenk.
“Mesmo que eu vença a maioria das provas, acabo sendo prejudicado ao final, como ocorreu em 2007, pois a bonificação privilegia nadadores que tomam parte de todas as disputas. E, mesmo que eles não tenham resultados tão bons como os meus, na média, levam vantagem, tirando-me a possibilidade de vitória. Entendo que o esporte deve favorecer a qualidade e não estritamente a quantidade”, destaca o nadador.
Mas para que possa se manter em constante atividade, melhorando seu ritmo e condicionamento físico, uma vez que se encontra em início da temporada e, principalmente, objetivando a busca por uma vaga olímpica em piscina, Israel utilizará todas as competições possíveis ao longo do semestre, dentre as quais, as duas primeiras etapas do Circuito Metropolitano.