A UNISANTA realiza há três anos uma clínica para os nadadores das categorias de base da equipe. O projeto foi criado e desenvolvido pelo ex-nadador e técnico da categoria Infantil Joel Moraes dos Santos Júnior, e a proposta é sempre trazer algo diferente para os atletas. “Todo ano tem que haver uma evolução, temos que acrescentar novos conhecimentos para essa galera”, diz o idealizador.
De acordo com Joel, o objetivo da clínica é educar os atletas desde pequenos, agregar as diferentes categorias e promover um evento cultural dentro da natação. Este ano, 100 nadadores das categorias Petiz, Infantil, Juvenil e Júnior da UNISANTA participaram do evento, realizado entre os dias 22 e 27 de outubro na própria instituição.
Durante a realização da clínica, os atletas e os pais têm contato com pessoas e profissionais ligados ao esporte, que possuem experiências e conhecimentos para transmitir. Os palestrantes deste ano foram: a nadadora Michelle Lenhardt, que falou sobre excelência no esporte; o massagista Nei Roblis, que tratou de motivação; o técnico da categoria Petiz Rogério Campos, que falou sobre o atleta e o marketing pessoal; o técnico da categoria Mirim Cláudio José da Paz, que abordou o tema “Atleta dedicado vale por dois”; o técnico da equipe principal Márcio Latuf, que falou sobre o Análise System e o psicólogo João Carlos de Barros que deu uma palestra para os pais.
De uma maneira geral, Joel diz que toda a programação e o desenvolvimento da clínica foram muito legais e que não faltou nada. “O espaço que dispomos é completo, no consistório é possível passar vídeos, slides e há acomodação para todos”, comenta.
Todo o trabalho desenvolvido na semana da clínica surte bastante efeito sobre as crianças, tanto que os treinos realizados logo após as palestras têm um outro clima. Além disso, é possível notar que há um envolvimento cada vez maior por parte dos atletas com relação à natação, refletido pelo aumento da disciplina. “O olho deles brilha com cada informação recebida, e o bacana é que eles são bastante curiosos, a maioria traz caderno e caneta pra anotar e não esquecer de nada depois”, diz Joel.
A nadadora infantil I Mariana Fuckner narra com entusiasmo a experiência de participar do evento: “Agente recebe bastante informação, desde técnica de nado até como agir com os amigos e na competição”. A atleta conta que as palestras de que mais gostou foram a do massagista Nei, sobre motivação e a do técnico Rogério Campos, em função das dicas de como se comportar com as pessoas.
O massagista Nei Roblis diz que também aprendeu muito com a oportunidade de falar com os atletas: “Foi minha primeira palestra e posso dizer que recebi um presente”. Nei conta que o que mais surpreendeu foi o fato de que os atletas não ficaram dispersos: “Falar com um público dessa idade é complicado, mas eles foram ótimos, prestaram atenção e me procuraram depois para que eu falasse mais”.
Mariana dá algumas sugestões para as próximas edições: “Podia ter mais alguém da equipe principal pra falar sobre técnica, além de atletas mais novos dando alguma contribuição também”. Nesse aspecto, ela e o técnico Joel concordam: “A minha idéia é trazer alguém da própria equipe, como o Kaio Márcio ou o Felipe Lima, por exemplo, pra bater um papo com eles, além de buscar profissionais de áreas ligadas à natação”. Para o próximo ano, os planos são os de iniciar a clínica mais cedo, no mês de março, para que haja um melhor aproveitamento.