Nem mesmo o elogiável desempenho no 2º. Missouri Grand Prix, competição na qual conquistou prata e bronze nos 200 e 100 metros nado borboleta, encarando os principais competidores da atualidade, é capaz de tira do foco Kaio Márcio de Almeida, nadador da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, em sua preparação para os Jogos Olímpicos de Pequim. O atleta segue consciente de que precisa dar o máximo e seguir à risca o planejamento traçado para buscar o pódio na competição marcada para agost, na capital chinesa.
Antes de regressar ao Brasil para a disputa do Troféu Maria Lenk (Brasileiro Absoluto e último seletiva para Pequim para quem ainda sonha com uma vaga na equipe olímpica), no início de maio, Kaio Márcio terá mais duas competições nos Estados Unidos – Sectionals da Flórida e de New York – além de um treinamento árduo em Fort Lauderdale, na Flórida.
Kaio tem um programa individual de preparação, elaborado pela técnica Rosane Carneiro, sob coordenação e monitoramento da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), com recursos dos Correios e da Lei Agnelo/Piva.
Em uma primeira avaliação do trabalho, o supervisor técnico da CBDA, professor Ricardo de Moura observa uma evolução significativa do desenvolvimento da preparação. Segundo ele, Kaio sustenta a estratégia de prova e diminui a distância para Michael Phelps, o seu principal adversário.
“Salvaguardadas as devidas proporções, a atual fase do treinamento e o problema de saúde enfrentado por Kaio Marcio (forte gripe/virose), o atleta conseguiu melhorar em 3s20 sua marca das eliminatórias para as finais, perdeu somente para o campeão mundial da prova (Michael Phelps) e diminuiu um pouco a diferença que os separava, comparando seus melhores tempos: Phelps – 1m52s09/Kaio – 1m55s45 (3s36)”, afirmou Moura, após a prova dos 200 metros nado borboleta no Missouri
No Missouri, Phelps fez 1m53s31 e Kaio 1m56s44 (3,13). “Mesmo com um longo caminho pela frente e a grande diferença que ainda existe entre os dois, a estratégia de diminuir a diferença foi alcançada”, destaca o supervisor da CBDA. Já nos 100 metros nado borboleta, com 52s60 (83 centésimos de melhora em relação ao tempo da eliminatória), Kaio foi o terceiro melhor, superado apenas por Phelps (51s52) e pelo atual recordista mundial, Ian Crocker (52s00).