Os nadadores juniores e seniores da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, descansam, carregando pedras. Sem muito tempo para comemorar a conquista inquestionável do tetracampeonato estadual das categorias (foram mais de 2.300 pontos de vantagem sobre o segundo colocado), no final de semana, os comandados dos técnicos Márcio Latuf e Gerson Pazian já tomaram a rotina dos trabalhos na manhã desta terça-feira (2).
Afinal de conta, entre 10 e 14 deste mês, eles terão pela frente os campeonatos brasileiros de verão e mais o Torneio Open, a serem desenvolvidos simultaneamente, no Conjunto Aquático da Unisul, em Palhoça, região metropolitana de Florianópolis, Santa Catarina. As três competições servem de índices para a formação das seleções nacionais das categorias Principal (Mundial de Esportes Aquáticos) e Juvenil (Campeonato Sul-Americano).
Além dos nadadores juniores e seniores, a UNISANTA levará à Santa Catarina vários nadadores juvenis para a disputa do Torneio Open, já que os mesmo buscam vagas no Sul-Americano de sua categoria. Entre eles, estão Ana Marcela Cunha, grande destaque da conquista do bicampeonato brasileiro juvenil, em Vitória do Espírito Santo, Luiz Cremonez e Paulo Magalhães de Paula.
CONFIRMADO – A realização da disputa em Santa Catarina foi confirmada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), após o recebimento de informações do Presidente da Federação Aquática de Santa Catarina, Marcelo Peixoto Amin, dando conta de as enchentes verificadas naquele Estado não atingiram a área da competição, distante cerca de 100 km do Vale do Itajaí, palco da catástrofe.
Além de confirmar a realização, em Santa Catarina do IV Torneio Open, do XXVIII Campeonato Brasileiro Junior (Troféu Julio De Lamare) o XVIII Campeonato Brasileiro Sênior Troféu Daltely Guimarães), a CBDA pretende transformar as disputas em mais uma ação de solidariedade, solicitando a todas as pessoas que levem um quilo de alimento não perecível, que será designado a uma organização não governamental reconhecida e oficializada pelo governo catarinense.
. PROGRAMAÇÃO – Dia 10 (quarta-feira), às 20 horas, Congresso de Abertura e Técnico no Auditório da Unisul. Dia 11 (quinta-feira), às 7h30, aquecimento; às 9 horas, 1ª Etapa do Troféu Júlio de Lamare e Troféu Prof. Daltely Guimarães. Às 15h30, aquecimento; às 17 horas, cerimônia oficial de abertura; às 17h15, 1ª Etapa do Torneio Open..
Dia 12 (sexta-feira), às 7h30, aquecimento; às 9 horas, 2ª Etapa do Troféu Júlio de Lamare e Troféu Prof. Daltely Guimarães; às 15h30, aquecimento, às 17 horas, 2ª Etapa do Torneio Open.
Dia 13 (sábado), às 7h30, aquecimento; às 9 horas, 2ª Etapa do Troféu Júlio de Lamare e Troféu Prof. Daltely Guimarães; às 15h30, aquecimento, às 16h30, 3ª Etapa do Torneio Open.
Dia 14 (domingo), às 7h30, aquecimento; às 9 horas, 2ª Etapa do Troféu Júlio de Lamare e Troféu Prof. Daltely Guimarães e entrega da premiação; às 15h30, aquecimento, às 17 horas, 4ª Etapa do Torneio Open e entrega da premiação.
Durante a cerimônia de premiação, serão entregues os Troféus Correios, referentes aos cinco clubes melhores classificados no Ranking Brasileiro de Clubes de Natação, que a UNISANTA na luta pelas primeiras posições.