Vencer seria pedir demais. Afinal na raia ao lado nadava o super pan-americano Thiago Pereira, que nadava em busca de sua segunda de ouro na competição e de mais um recorde de campeonato. Mas Ricardo Kojima, nadador da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) confirmou sua regularidade e manteve a tradição de chegar ao pódio em Brasileiros absolutos. Na manhã desta quinta-feira (6),Kojima brilhou na piscina da Unisul, e obteve a prata nos 400 metros nado medley, com o tempo de 4m30s83, no segundo dia de finais do 36º. Troféu José Finkel, o Brasileiro Absoluto de Inverno.

A vitória na prova foi do maior medalhista de ouro em um só Pan; Thiago Pereira, que superou o recorde de campeonato, que pertencia a Lucas Salatta, desde 2003, com 4m21s60. Thiago, do Minas Tênis Clube, completou a prova em 4m18s97, bem abaixo de seu recorde continental, de 4m11s14.

PRATA E BRONZE – Na versão feminina da prova, a UNISANTA somou mais duas medalhas, sendo uma de prata e outra de bronze, em uma competição na qual Joanna Maranhão, sem a presença – sempre incômodos para ela, Joanna – de Georgina Bardach, da UNISANTA – dominou de ponta a ponta, para fechar em 4m48s76.

A pan-americana Larissa Cieslak, da UNISANTA, ficou com a prata, enquanto sua companheira de equipe, Bárbara Jatobá, obteve o bronze com 4m59s37. A também pan-americana da equipe santista Lílian Cerroni chegou a brigar por medalhas na prova, mas nos 50 metros finais foi superada por Larissa e Bárbara.