A nadadora santista campeã nos anos 80, Renata Agondi, falecida em 1988 na tentativa de atravessar o canal da Mancha, entre a França e a Inglaterra, está com um espaço reservado na Universidade Santa Cecília (Unisanta) durante o torneio.
O estande montado no pátio no pátio do bloco M ao lado da piscina traz peças do acervo pessoal da nadadora. Roupas usadas em premiações e uniformes de treinos, além da comercialização do livro Revolution 9 (em referência aos diários da atleta fã dos Beatles) e o DVD Renata documentário sobre sua carreira de atleta.

Renata Agondi, santista de nascimento, iniciou sua carreira de atleta no Fluminense do Rio de Janeiro. Nos anos 80, retornou a Santos integrou a equipe de natação da Unisanta, já conhecida nacionalmente e muito respeitada em competições de piscina e mar aberto.

A nadadora comoveu a cidade ao tentar realizar seu grande desafio: atravessar o Canal da Mancha. A expectativa era grande. A imprensa local e a população acompanhavam suas braçadas.

No dia 23 de agosto de 1988, por uma falha imperdoável em sua rota, Renata, esgotada e apresentando um quadro de hipotermia, veio a falecer.

Rita de Cássia Moreno, secretária do Proler/BS Unisanta, responsável pelo estande, diz que quem conhece a história da nadadora tem grande interesse em adquirir o DVD e o livro. Já o público mais novo adquire a camiseta do evento e conhece um pouco mais sobre a vida da atleta.

A camiseta e o livro custam R$ 20,00 cada, e o DVD, R$ 10,00.