O Campeonato Paulista Juvenil de Inverno começa a ser disputado na manhã desta sábado (3), a partir das 8h30, na piscina do Conjunto Baby Barioni, na Água Branca, em São Paulo. A Universidade Santa Cecília (UNISANTA), que luta para bisar o feito de 2006, quando colocou final a uma longa hegemonia do EC Pinheiros na Competição, tem grandes chances de começar com força total nas primeiras 16 provas de um programa de 60.

Nas provas de 800 metros nado livre feminino, a equipe santista, sob o comando dos técnicos Fábio Massaini, o Binho, e Joel Moraes Santos Júnior, tem a possibilidade de quebras de recordes.

No juvenil II, Isabella França de Longo tem um tempo de balizamento melhor que o atual recorde de campeonato. A nadadora da UNISANTA entra na raia quatro, na série mais forte, com 9m09s79, sendo que o atual recorde de campeonato é de Monick Avelino Perez, que marcou 9m10s38, em 2002. Monick Avelino,m que atua pela equipe sênior da UNISANTA, na época pertencia ao Corinthians.

Já no juvenil I, em prova que abre o Paulista Juvenil, a nadadora pan-americana de águas abertas da UNISANTA, Ana Marcela de Jesus Cunha, ainda não tem um tempo melhor que o atual recorde de campeonato de Poliana Okimoto, com 8m50s92, mas acredita que possa melhorar significativamente sua marca de entrada de 8m57s17. “Acredito que o segredo para isso esteja nas viradas, para as quais fiz um treinamento especial”, diz a nadadora que representará o Brasil nos 10 km da maratona aquática do Pan Rio 2007, em 14 de julho próximo.

Ainda quanto à Isabelle Longo, a nadadora da UNISANTA também está está balizada abaixo do atual recorde de campeonato, nos 400m livre juvenil II. Caso confirme o balizamento e vença as provas, Isabelle superará Manuella Lyrio.

Outro atleta que tem chance de derrubar dois recordes é o juvenil 2, Henrique Martins, do Clube Fonte. O nadador é recordista paulista nos 100m borboleta e está balizado com o mesmo tempo da marca estadual, obtida no último Troféu Kim Mollo. Henrique também pode superar o recorde de Guilherme Guido nos 100m costas.

A velocista Caroline Malavazzi, do Pinheiros, pode bater o recorde paulista de Laís D’Agostini nos 50m livre, já que está balizada apenas seis centésimos abaixo da marca. Rafael Palloni, do Luso Bauru, também está balizado abaixo do recorde de campeonato nos 100m borboleta e deve travar um grande duelo com Henrique Martins.

A COMPETIÇÃO – O Campeonato Paulista Juvenil de Natação de Inverno, competição marcada para sábado (30) e domingo 1º/07), tem a participação de cerca de 300 atletas de 46 equipes.

Campeã na temporada passada, depois de quebrar uma longa seqüência de vitórias do Esporte Clube Pinheiros, a UNISANTA luta por mais uma vitória, com 46 nadadores, sendo 25 homens e 21 mulheres. Trata-se do maior contingente de atletas inscritos por uma entidade nesta disputa estadual.

Os maiores adversários da equipe santista serão, mais uma vez, o Esporte Clube Pinheiros, Sport Club Corinthians Paulista e Serc/São Caetano, com formações de 29, 24 e 21 atletas, respectivamente. Em caso de vitória, esse será o décimo título da UNISANTA em 12 competições estaduais de inverno e verão em quaisquer categorias.

O Campeonato Paulista Juvenil de Inverno terá um total de 60 provas, divididas em três etapas, sendo duas no sábado (30), pela manhã e tarde, nos horários das 8h30 e 16 horas, e uma domingo (1º/7), a partir das 8h30.

Em ¼ das 60 provas do programa do Campeonato Paulista de Natação Juvenil de Inverno, a equipe da UNISANTA tem o primeiro tempo de entrada. São ainda quatro segundos tempos de entrada e mais sete terceiros. São Marcas que colocam a equipe santista em boas condições de conseguir mais um grande resultado em competições estaduais.

O Paulista Juvenil encerra o semestre, abrindo a perspectiva de mais um grande ano para a UNISANTA, que venceu dez dos 12 últimos campeonatos estaduais em quaisquer classes. Em 2006, a UNISANTA pintou o sete, vencendo toda a temporada de verão e três dos quatro campeonatos de inverno.