O revezamento da tocha pan-americana pelo País, finalmente, chega a Santos. Nesta sexta-feira (6), a partir das 13 horas, entre os 60 escolhidos para conduzir o fogo simbólico dos XV Jogos Pan-Americanos Rio 2007, por um trajeto de 24 km, estarão quatro atletas da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), o que eleva para 11 o número de competidores pan-americanos da instituição de ensino no rodízio de condução da tocha por 52 cidades brasileiras.

Do rodízio em Santos, participam pela UNISANTA Danielle Zangrando (judô), Ligia Santos (Tênis de mesa), Carollina Maldonado (Tênis e mesa Para Pan-Americano) e Carlos Farrenberg (Natação Para Pan-Americano).

Na terça-feira (3), em Curitiba, Felipe May Araújo, nadador da UNISANTA que disputará a prova dos 400 metros nado livre no Pan, esteve entre as 82 pessoas que conduziram a tocha pela capital paraense. Ele foi o sétimo integrante da UNISANTA a tomar parte desta festa do esporte.

Antes dele, tiveram a mesma honra Ana Marcela de Jesus Cunha, entre Santa Cruz de Cabrália e Porto Seguro, na Bahia; Larissa Cieslak, em Goiânia (Go), Nayara Ribeiro e Luiz Rogério Arapiraca, em Salvador (BA); Leo Guedes, em Recife (PE), e Felipe Lima, em Cuiabá (MT).

Em Santos, no Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro), a tocha será recebida pelo prefeito João Paulo Tavares Papa, dando início ao revezamento, sendo que o primeiro condutor será o bicampeão mundial pelo Santos FC e Seleção Brasileira, José Ely de Miranda, o Zito.

O trajeto que a chama pan-americana fará em Santos contemplará algumas das principais vias da Cidade, como a Avenida Senador Pinheiro Machado, Avenida Ana Costa, Avenida Conselheiro Nébias, Avenida Bartolomeu de Gusmão, Avenida Afonso Pena e Rua João Pessoa. Destaque para o trecho do chamado Centro Velho, onde o fogo pan-americano passeará de bonde.

Enquanto isso, uma vasta programação, em determinados pontos da Cidade, marcarão o evento. Em frente ao Aquário Municipal, na Ponta da Praia, ocorrerão várias apresentações artísticas, culturais e esportivas, a partir das 14 horas.

Já na Praça Mauá, a agitação começa às 17 horas, com show da banda Carlos Bronson. Assim que a tocha chegar em frente à Prefeitura, será acesa a pira, seguido de espetáculo pirotécnico e show de Luiz Américo e Grupo Feitiço.

NO PAN – Encerrada a fase de preparação, com a 3ª. Clínica Pan-Americana e a disputa da 7ª. Super Copa BH, os integrantes da seleção brasileira de natação em piscina passam a viver a expectativa de grandes resultados nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, que para eles já tem início no neste sábado (7), quando eles ingressam na Vila Pan-Americana. No domingo (8), eles inauguram o Parque Aquático Maria Lenk, local da disputa de natação, nado sincronizado e saltos ornamentais no Pan.

A natação da UNISANTA tem parcela significativa na equipe brasileira, com oito nadadores de piscina e uma para as provas de maratonas aquáticas, além de seis integrantes de sua comissão técnica, que reforçam o comando do time brasileiro. A natação argentina terá também uma atleta e um técnico da UNISANTA.

A UNISANTA terá um total de 21 representantes nos Jogos Pan-Americanos e Para Pan-Americanos, fazendo por merecer o status de potência universitária do esporte nacional. Nada menos do que 14 de seus atletas e mais sete integrantes de sua Comissão Técnica irão aos XV Jogos Pan-Americanos Rio 2007 e Para Pan-Americanos, entre julho e agosto, no Rio de Janeiro.

Na natação em piscina no Pan, a UNISANTA terá, pelo Brasil, Luiz Rogério Arapiraca, nos 1500m metros nado livre, Felipe Lima, 100m peito, Leonardo Guedes, 100m costas, Kaio Márcio de Almeida, 100m e 200m borboleta, Felipe May Araújo, 400m livre, Lílian Cerroni, 200m medley, Larissa Cieslak, 400mmedley, e Nayara Ribeiro, 800m livre. Pela Argentina, compete Georgina Bardach, nos 200m e 400m medley, 200 costas e 200m borboleta. Ana Marcela Cunha, também da UNISANTA, irá ao Pan para a prova de 10 Km das Maratonas Aquáticas.

Além de nove nadadores, a UNISANTA terá seis integrantes de sua Comissão Técnica no comando da seleção brasileira de natação pan-americana, nos Jogos do Rio de Janeiro, no mês de julho. Quatro deles, são técnicos, incluindo o coordenador-técnico da equipe santista, professor Márcio Latuf. Jefferson Neves, Rosane Carneiro e Carlos Rogério Arapiraca, pai do nadador Luiz Rogério Arapiraca.

A UNISANTA ainda levará ao Pan, como membros da Comissão Técnica, o médico Marcos Bernhoeft, e o psicólogo João Carlos de Barros. Já pela seleção argentina, também estará no Rio de Janeiro, o técnico Hector Sosa, também da UNISANTA.

Ainda pela UNISANTA competem no Pan Rio 2007, a mesatenista Ligia Santos, e a judoca Danielle Zangrando. No Para Pan, a ser realizado no mês de agosto, a Universidade será representada pelo vice-campeão mundial Carlos Farrenberg, nas provas de natação, e por Carollina Maldonado, no tênis de mesa.