Os nove nadadores pan-americanos da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), que representarão o Brasil na mais importante competição das Américas, os XV Jogos Pan-Americanos, ingressam neste sábado (7), na Vila Pan-Americana. No domingo (8), às 11 horas, eles participam da cerimônia de inauguração do Parque Aquático Maria Lenk. O cerimonial contará com a participação das seleções brasileiras de natação, nado sincronizado e saltos ornamentais, que nele atuarão de 16 a 28 de julho. Os nadadores de maratonas aquáticas também tomam parte das festividades.

A inauguração servirá como um teste para diversas áreas que trabalharão no maior evento esportivo das Américas.Após a chegada dos árbitros, do aquecimento dos atletas e de outras atividades, tais como checagem dos equipamentos eletrônicos, o evento começa pra valer com a apresentação seguida de desfile de árbitros e atletas das equipes brasileiras.

Ocorrerá exibição de provas de séries femininas e masculinas de 50 metros livre, apresentações dos saltadores ornamentais e da equipe de nado sincronizado. Todos os atletas das seleções dos referidos esportes estarão na inauguração, com exceção de César Cielo Filho, que chega ao Rio somente na terça-feira, 9/07.

Todos os atletas participantes da inauguração receberão medalhas comemorativas. O evento não será aberto ao público. Após as atividades, estarão na conferência de imprensa os atletas Cassius Duran e Tammy Galera (saltos ornamentais), Lara Teixeira e Caroline Hildebrandt (dueto de nado sincronizado), Kaio Márcio Almeida, da UNISANTA, e Thiago Pereira (natação) e Poliana Okimoto (natação e maratonas aquáticas).

UNISANTA NO PAN – Além de Kaio Márcio, que atuará nas provas pan-americanas de 100 e 200 metros nado borboleta, a UNISANTA terá mais oito atletas nas seleções brasileiras de natação em piscina e águas abertas, bem como quatro técnicos, um médico e um psicólogo na Comissão Técnica nacional.

Na natação em piscina no Pan, a UNISANTA terá, pelo Brasil, Luiz Rogério Arapiraca, nos 1500m metros nado livre, Felipe Lima, 100m peito, Leonardo Guedes, 100m costas, Kaio Márcio de Almeida, 100m e 200m borboleta, Felipe May Araújo, 400m livre, Lílian Cerroni, 200m medley, Larissa Cieslak, 400mmedley, e Nayara Ribeiro, 800m livre. Pela Argentina, compete Georgina Bardach, nos 200m e 400m medley, 200 costas e 200m borboleta. Ana Marcela Cunha, também da UNISANTA, irá ao Pan para a prova de 10 Km das Maratonas Aquáticas.

Além de nove nadadores, a UNISANTA terá seis integrantes de sua Comissão Técnica no comando da seleção brasileira de natação pan-americana, nos Jogos do Rio de Janeiro, no mês de julho. Quatro deles, são técnicos, incluindo o coordenador-técnico da equipe santista, professor Márcio Latuf. Jefferson Neves, Rosane Carneiro e Carlos Rogério Arapiraca, pai do nadador Luiz Rogério Arapiraca.

A UNISANTA ainda levará ao Pan, como membros da Comissão Técnica, o médico Marcos Bernhoeft, e o psicólogo João Carlos de Barros. Já pela seleção argentina, também estará no Rio de Janeiro, o técnico Hector Sosa, também da UNISANTA.

Ainda pela UNISANTA competem no Pan Rio 2007, a mesatenista Ligia Santos, e a judoca Danielle Zangrando. No Para Pan, a ser realizado no mês de agosto, a Universidade será representada pelo vice-campeão mundial Carlos Farrenberg, nas provas de natação, e por Carollina Maldonado, no tênis de mesa.