Em sua edição desta terça-feira (29), o Caderno de Esportes (A Tarde Esporte Clube), do principal jornal de Salvador (BA), A Tarde, traz uma página inteira dedicada ao Mundial de Maratonas Aquáticas, a ser realizado de 3 a 5 de maio próximo, em Sevilha, na Espanha. O periódico destaca a participação da jovem nadadora da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Ana Marcela de Jesus Cunha, baiana de nascimento e que, aos 16 anos, encara seu segundo Mundial.
E, desta vez, o Mundial de Maratonas Aquáticas tem um ingrediente todo especial: a prova de 10 km serve de seletiva para os Jogos Olímpicos de Pequim, marcados para agosto deste ano. Ana Marcela, 11º. colocada no Mundial de Nápoles, aos 14 anos, têm a chance de garantir uma vaga nos Jogos Olímpicos.
O Comitê Olímpico Internacional classificou as provas de 10 km como parte do programa da natação e foram destinadas 50 vagas para ela, ou seja, 25 no masculino e 25 no feminino. Os 20 primeiros (10 homens e 10 mulheres) sairão do Mundial de Sevilha, as vagas restantes serão ocupadas por um representante de cada continente e para os classificados no Pré-Olímpico de Pequim, nos dias 31 de maio e 1º de junho.
A chance de um país colocar dois atletas nos Jogos é classificando os dois no Mundial de Sevilha, entre os 10 primeiros. Caso apenas um consiga figurar entre os top 10 na Espanha, o país não mais poderá classificar atletas para as Olimpíadas. Sevilha também será importante para definir quem serão os representantes dos continentes, a Europa, por exemplo, usará a competição para apontar o seu.
PRONTA – Em entrevista ao jornal baiano, Ana Marcela garante que está pronta para o desafio. Nem mesmo o fato de ter que nadar em um Rio, em Sevilha, a tira do foto. “É óbvio que nadar do mar é bem melhor, mas já tive boas participações em água doce”, afirma a nadadora, que por ter sido a melhor colocada na seletiva brasileira garantiu para si o direito de contar com o acompanhamento de seu técnico, Márcio Latuf, na viagem à Espanha. “É sempre bom ter o apoio e as orientações do nosso treinador quando mais precisamos”, enfatiza.
Além de Ana Marcela e Márcio Latuf, a UNISANTA também cede à seleção brasileira de águas abertas o técnico Carlos Arapiraca, que responderá pela orientação do time masculino.
Além de Ana Marcela, também defendem a seleção brasileira em Sevilha, Poliana Okimoto, Pámela Engel, Maria da Penha Cruz, Allan do Carmo, Marcelo Romanelli, Luiz Lima e Fábio Lima.
A prova olímpica de maratonas aquáticas é a de 10 km, marcada para o dia 3 de maio para as mulheres e para o dia 4 de maio, para os homens. Desta forma, estão na briga por um lugar em Pequim Poliana, Ana, Allan e Romanelli. Os demais, lutam por um título mundial na prova de cinco quilômetros, no dia 6/05.
Para os 10 km do Mundial de Sevilha foram classificados os dois homens e as duas mulheres do Brasil, mais bem classificados na Maratona Aquática Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi, realizado em 26 de janeiro último. Já para os 5 km, a seletiva brasileira foi na primeira etapa do Circuito Nacional, em Porto Belo/SC, em 24 de fevereiro.