É com otimismo que Ana Marcela Cunha, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, encara a antepenúltima etapa do mais importante circuito mundial de águas abertas, o Fina Marathon Swimming World Cup 10 km 2009 (Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas de 10 quilômetros). No domingo (4), ela terá pela frente o Panasonic Fina Marathon Swimming Worl Cup, em Repulse Bay, Hong Kong.
“Tenho encontrado muita resistência por parte das minhas principais adversárias na luta pelo vice-campeonato mundial, principalmente das alemães Ângela Maurer e Nadine Pastor, que têm adotado uma postura mais agressiva, marcando-me de perto. Mas acredito que possa conseguir mais um bom resultado e manter a vantagem – hoje de oito pontos – sobre Maurer, na luta direta pela vice-liderança do circuito”, afirma
Após nove etapas, Ana Marcela ocupa a vice-liderança do ranking mundial, com 128 pontos, oito a mais que a atual campeã mundial, a alemã Ângela Maurer. A também brasileira Poliana Okimoto, com 156 pontos, depois de mais uma vitória (a sexta na temporada), segue na liderança e rumo ao título de campeã. Até o fim do Circuito, a competição percorre Hong Kong e os Emirados Árabes Unidos em sua reta de final.
Ana Marcela participou de oito das nove provas já realizadas. Ela venceu em Santos, em janeiro, na Maratona Aquática Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi; foi vice-campeã na França e Dinamarca; terceira colocada na Bulgária e quarta em Portugal, Estados Unidos e em duas oportunidades na China.
De Hong Kong. Ana Marcela regressa ao Brasil no dia 5/10 (segunda-feira). Já no dia 12/10, ela embarca para os Emirados Árabes Unidos, onde serão realizadas ainda no mês de outubro as duas últimas etapas do Mundial.