Na próxima quinta-feira, dia 1º de outubro, alunos e professores do curso de Ciências Biológicas – Biologia Marinha da Universidade Santa Cecília (Unisanta) participam de mais uma pesquisa de campo. Dessa vez, o grupo de 48 alunos, do 2º ao 4º ano, e quatro professores estará no Arquipélogo de Abrolhos, litoral sul da Bahia, para estudar as baleias Jubarte.

De acordo com o professor e biólogo João Alberto Paschoa, esta é a época em que as baleias procuram aquela região para se alimentar e, dessa forma, os universitários poderão acompanhar de perto os hábitos das jubarte, conhecidas pelo temperamento dócil, acrobacias que realizam e por um desenvolvido sistema de vocalização.

O retorno está marcado para o dia 5/10, sendo que durante dois dias o grupo ficará embarcado, possibilitando que os alunos credenciados façam mergulhos e ainda acompanhem a reprodução de corais.

Também constam da programação palestras com pesquisadores do Projeto Baleia Jubarte, além de outras sobre aves marinhas e educação ambiental.

A atividade envolve várias disciplinas e, em Abrolhos, acontece pela sexta vez. Além do professor Paschoa, participam os docentes Roberto Borges – coordenador do curso de Biologia Marinha; João Marcos Miragaia Schmiegelow e Jorge Luiz dos Santos.