Antes do início das disputas do 37º. Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação de Inverno/Troféu José Finkel, isso sequer era cogitado. Mas, depois do erro de estratégia nas eliminatórias, a vitória na final B dos 100 metros nado borboleta, com ligeira melhora do tempo, acabou servindo como prêmio de consolação para o nadador olímpico da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, Kaio Márcio de Almeida.
Na manhã desta quinta-feira (4), Kaio Márcio foi o melhor na final B dos 100 metros nado borboleta, com o tempo de 54s13, ainda longe de sua melhor marca (51s99), mas um tanto melhor que os 55s58 estabelecidos nas eliminatórias. O resultado lhe garantiu a nona colocação na classificação geral da prova.
“Realmente dei mole nas eliminatórias, mas gostei do tempo de hoje (quinta-feira, 4)”, afirmou o nadador que espera compensar a performance abaixo do esperado com um bom rendimento na sua principal prova, a disputa dos 200 metros nado borboleta, que tem suas eliminatórias na tarde desta sexta-feira (5), a partir das 17 horas.
Em Pequim, Kaio Márcio foi o sétimo melhor do mundo nos 200 metros nado borboleta e registrou a nova marca brasileira e sul-americana, com 1m54s65.
No Troféu José Finkel, O nadador da UNISANTA espera, pelo menos, fazer uma marca próxima do seu melhor tempo, e, por conseqüência, garantir uma vaga na Final A, para, então, lutar pelo ouro.
O tempo obtido por Kaio Márcio na final B dos 100 metros nado borboleta (54s13) foi melhor que o obtido por seu companheiro de equipe Tiago Peruqui, oitavo colocado na final A, com 55s23.